segunda-feira, 30 de junho de 2014

CUBA – UM POUCO SOBRE HAVANA E VARADERO

Por Helena Ruano


O melhor das praias do Caribe, resorts all inclusive, serviços de primeira, cultura e historia. Estes atributos podem ser encontrados em muitos destinos, mas quando se fala de Cuba é necessário agregar mais uma coisa: alegria. O povo cubano e toda atmosfera da ilha torna a estada uma experiência inigualável. Musica, dança e muitas festas acompanham o turista durante toda a viagem, uma característica que faz com que os brasileiros se sintam literalmente em casa.

A Ilha de Fidel está mais perto do Brasil, além de opções de conexões com a Copa Airlines, via Cidade do Panamá, é possível chegar ao destino em um voo direto com a Cubana de Aviancion, que conta desde o ano passado com uma frequência por semana entra Guarulhos e Havana.


Havana, um passeio pela capital, é fascinante. Em alguns momentos se tem impressão de estar em uma viagem no tempo. Carros americanos da década de 1950 ganham as ruas como se fossem novos e os anos não tivessem passado. Mas eles são mais do que um capricho ou peças de colecionadores. É possível dar um passeio a bordo desses automóveis. Que servem às vezes de taxi. O preço é um pouco mais alto do que os taxis tradicionais, mas é uma experiência das mais procurados pelos visitantes.

Andar a pé também faz parte do roteiro. Caminhar pelas ruas do centro, também chamado de Havana Velha, é um programa obrigatório para os turistas. A arquitetura colonial e muitos dos monumentos remetem a colonização espanhola. Paradas na Catedral de Havana, na Praça de Revolução e no Museu do Rum devem estar no roteiro.

Mas um passeio pelo centro histórico não é completo sem uma passada no tradicional La Bodeguita del Medio, um dos mais tradicionais bares da cidade. Entre as características principais, está a musica, como a grande maioria dos bares e restaurantes de Cuba.

A canção típica, como Guantanamera e até um hino do próprio empreendimento, vem acompanhada de drinques como o tradicional Mojito ou até mesma uma cerveja. No entanto, o local não serve apenas bebidas. Há refeições completas para o almoço ou jantar, bem como petiscos.

As paredes denunciam o cunho turístico do La Bodeguita. Todas assinadas por gente que passou por ali de diversos lugares do mundo. No andar de cima, fotos de celebridades no local. Entre eles, atores brasileiros, as novelas daqui são sucesso em Cuba, chefes de estado de países como Venezuela e China. 

Ainda pelo centro velho, vale uma parada no bar La Floridita para saborear o seu famoso Daiquiri. Trata-se da bebida favorita no bar favorito do escritor de Hemingway e bebida é feita da mesma forma de quando o escritor frequentava o bar, na década de 1930. Outro lugar que vale a visita é o Tropicana. Uma casa de show que resiste ao tempo, pois está aberta desde 1939. Muita musica latina, rum e artistas de primeira linha fazem uma apresentação empolgante.

Varadero, embora não fique do lado da ilha banhada pelo mar do Caribe, as praias podem ser paradisíacas e além da água morna e cristalina, os resorts all inclusive fazem parte da gama de atrativos disponíveis no destino.

Além de realxar em uma praia e dos serviços, que estão entre os atributos mais elogiados do destino, há uma serie de passeios por pequenos paraísos próximos a Varadero. Entre eles, destaca-se Cayo Blanco, uma pequena ilhazinha que conta com uma praia de areis fina e aguas transparentes e mornas, e ainda um restaurante com comidas típicas de Cuba.

A diversão, no entanto, começa bem antes de se chegar à ilha. O acesso é feito de catamarã, em um percurso de pouco mais de uma hora. Já na embarcação muita musica animação e claro, bebidas a base de rum. Antes de encontrar o seu destino, o barco faz uma parada para um mergulho nas aguas cristalinas. Com um snorkel , é possível nadas e observar a fauna e flora local. Outro atrativo é interagir com os golfinhos, também no caminho entra Varadero e Cayo Blanco.

O turismo de Cuba não é feito somente de Havana e Varadero. Há diversos destinos que também podem ser visitados. Entre os destaques está Trinidad, que é patrimônio da UNESCO desde 1988. Trata-se de um passeio histórico pelas casas e construções coloniais, mas há ainda belas praias.
Outra dica é passar pela cidade que é conhecida por ter um memorial dedicado a Che Guevara, Santa Clara, que fica a cerca de 300 quilômetros da Havana. Falando em praias, Cayo Coco e Cayo Guillermo estão entre as mais bonitas e mais procuradas pelos turistas.

Em 2013 cerca de 17 mil brasileiros visitaram Cuba. Para entrar em Cuba é necessário visto, que se obtém por meio do consulado cubano no país. A moeda local (para turistas) é o CUC, também chamados de pesos conversíveis. Mesmo com cotação variável, ele sempre se equivale a aproximadamente um dólar. Outra característica é a recomendação aos turistas em portar sempre dinheiro vivo, uma vez que os empreendimentos que aceitam cartões ainda são poucos.

Vale a pena visitar!!

Uma ótima semana a todos, até a próxima.

Um Beijo,
Afinal Turismo.

Créditos: Texto de Anderson Masetto publicado na Folha do Turismo M&E – mercado e eventos.

Nenhum comentário: