quarta-feira, 25 de junho de 2014

DESTINO ISRAEL, MUITAS OPÇÕES NESTE PAIS ENIGMÁTICO

Por Bia Parra



Qual o motivo para ir para Israel? 
Na verdade são inúmeras as razões. Israel atrai por seu clima ensolarado, sua rica (e diversa) paisagem, seus inúmeros locais históricos, arqueológicos, religiosos, místicos e claro, muita curiosidade.
Touring at The Windmill, Jerusalem with the King David Hotel in background​
Os contrastes entre o antigo e o moderno fascinam e quando menos esperamos já estamos absolutamente encantados de uma forma que só a experiência pode traduzir.


O que falar sobre seguir os passos de 4000 anos atrás de Abraão ou ainda de 3000 anos atrás de Rei Davi? Como exprimir os sentimentos de conhecer os campos por onde andou Jesus ou por onde as Cruzadas foram tão presentes? Isso não tem a ver com crença, tem a ver com a história "in loco". Não há como falar, tem que viver para entender.

a sign in the Garden Tomb

A infra-estrutura para o turismo impressiona e atende a todos os gostos (e bolsos). Mas o que gosto mesmo é a diversidade de opções com praias , cidades vibrantes, reservas naturais, spas, templos religiosos, shopping, mercados tradicionais, colônias de artistas e concertos em parques, ou seja, não tem como não agradar.



JERUSALÉM , UMA CIDADE DE CONTRASTES
A cidade sagrada de Jerusalém com cerca de 3 mil anos de história é o centro espiritual das três principais religiões monoteístas: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. 

Beit Jimal Monastery, Beit Shemesh  - Photo by Mordagan
Em nenhum outro lugar de Israel os contrastes são mais evidentes. As muralhas da Cidade Velha convivem muito bem com os modernos Shoppings da Cidade Nova. O ritmo vibrante e animado da cidade acontece em meio a Templos Sagrados.
Jerusalém é assim... múltipla !!! 
​a modern art statue in the Israel Museum, Jerusalem

Para quem ama história como eu, tem que conhecer: A Muralha Ocidental ( a Via Dolorosa ) , a Igreja do Santo Sepulcro, os brilhantes domos do Monte do Templo e o Santuário do Livro ( que guarda os Manuscritos do Mar Morto de mais de 2000 anos atrás ). Os Vitrais de Chagall no Centro Médico de Hadassah são lindos assim como o Parlamento ( Knesset) e o Prédio da Suprema Corte.
Museus... Tem sim!!! Museu de Israel, Museu da Torre de Davi, Museu das Terras Bíblicas e o Museu Islâmico.

anusz Korczak Squa​re, Yad Vashem, Jerusalem

Agora se o seu barato é diversão Jerusalém é o lugar!!! São inúmeros festivais e culturais o ano todo com muita música , teatro, dança e arte, seja nas ruas ou em salas de concertos em locais históricos...tudo muito bacana!!!




MAR MORTO , SENSAÇÃO DE PURIFICAÇÃO E BEM ESTAR

salt formations, at the Dead Sea
Itamar Grinberg
floating at the Dead Sea​

Uma ótima pedida é descer a partir de Jerusalém pelas Montanhas da Judeia e chegar no Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra ( 400 metros abaixo do nível do mar). Ao atravessar as paisagens incríveis do Deserto da Judeia será possível entender o motivo da região ter servido como local de refúgio para fugitivos como Davi e Elias...

Dead Sea: Smeared with mud
O lugar é tão incrível que visitantes viajam pra lá o ano todo para aproveitar a atmosfera livre de pólens criada pela alta pressão atmosférica e filtragem de luz solar.
Massada: Herod’s bath-house – the caldarium


A estrutura também surpreende com hotéis modernos, spas incríveis e uma infinidade de tratamentos que tanto adoramos... muita lama negra e água sulfurosa, verdadeiros milagres para a pele.


Imperdível : Pegar um teleférico até Masada, o Palácio de Herodes no topo da montanha que virou o símbolo do heroísmo judeu na revolta contra os Romanos. 



TEL AVIV - JAFFA, A COLINA DA PRIMAVERA 

The Rabin Square, Tel Aviv

Tel Aviv é ousada, vibrante e cosmopolita. Construída nas dunas de areia por um grupo de residentes de Jaffa,  a cidade é uma alegria só com seus cafés nas calçadas e elegantes museus,  belos parques e praias, salas de concerto e teatros, restaurantes refinados e boutiques bacanudas, de verdade é conhecida como a " cidade que nunca dorme". Pros mais animados é um show!!!

O layout de Tel Aviv convida a passeios deliciosos porque ela é plana com longos calçadões de frente pra praia. Há uma infinidade de hotéis legais modernos e clássicos pra todo tipo de gosto ( e bolso). 

Carmel Market - Tel Aviv
O Mercado Carmel no quarteirão iemenita é um dos maiores mercados a céu aberto do Oriente Médio. 
A cultura em Tel Aviv oferece várias opções surpreendentes tal como o Museu multimídia Bet Hatfutsot da Diáspora Judaica. O Ha'aretz-Land do Museu de Israel foca os diferentes aspectos do passado de Israel e está ao redor de um local de escavação onde uma cidade filistina foi descoberta. 
night life, Tel Aviv bar​

O novo Centro Golda Meir de Artes Cênicas, sede da Opera de Israel, merece destaque e é um must go.
Jaffa é uma área portuária onde ficam os melhores restôs de pescados do país. A noite é uma região para badalar!!



GALILEIA, UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA D BATALHAS
Itamar Grinberg cheese maker Galilee
A Baixa Galiléia é dominada pelo Vale de Jezreel e foi cenário de muitas batalhas entre egípcios, mesopotâmios, assírios, persas e romanos que brigavam por seu ponto estratégico.
Megiddo ( Armagedon) deve ser uma visita obrigatória assim como conhecer um kibutz, fazenda comunitária da virada do século passado que teve grande importância no desenvolvimento da agricultura de Israel.

Itamar Grinberg White water rafting in the Galilee
Para explorar a região o ideal é ficar baseado em Tiberíades com suas ricas atrações culturais e religiosas.
O Mar da Galiléia e suas colinas formam um delicioso destino de férias durante todo o ano. A região inteira incluindo Cafarnaum, Tabgha, o Monte das Bem-Aventuranças, Nazaré, Monte Tabor e o Rio Jordão está muito ligada a História de Jesus e aos primeiros Cristão.

Mount of Beatitudes, accesible also via the Gospel Trail, Galilee​
A Alta Galiléia é uma área para atividades ao ar livre como andar a cavalo, de caiaque, praticar canoagem, rafting, rapel entre tantas outras aventuras.
Nesta região as relíquias arqueológicas como Fortalezas dos tempos dos Muçulmanos e das Cruzadas, Sinagogas, templos romanos, e palácios canaanitas são lugares a serem visitados.
Curiosidade 1:A principal cidade da Alta Galiléia é Safed, origem do misticismo e da Cabala e hoje é uma colônia de artistas.
Curiosidade 2: Israel é um dos poucos lugares no mundo onde é uma infração colher flores silvestres.

COSTA DO MEDITERRÂNEO, QUILÔMETROS DE SOL E PRAIA

Sao Resorts incríveis a beira mar e muita diversidade histórica. Rosh Haniqra, ao norte, é um conjunto de grutas e cavernas com acesso por teleférico, super diferente .
Nahariya é um delicioso resort de férias.

Akko é uma cidade reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico. É cercada por muralhas marítimas fortificadas.
Haifa é a terceira maior cidade de Israel que inclui Monte Carmelo. Não deixe de visitar o Templo Baha'i e seus jardins. 

Dor é uma das melhores praias de Israel Ao sul de Tel Aviv fica a comunidade de veraneio a beira mar de Ascalon, uma cidade filistina associada a Sansão e Dalila.

NEGEV, E A ROTA DAS ESPECIARIAS.

horse riding along Ramon Crater, Negev​
birdwatching near Sde Boker, Negev​

O Deserto de Negev é delimitado pelo Mar Mediterrâneo, pelo Deserto do Sinai, pelas Montanhas Moab e pelo Deserto da Judéia. 


Por um bom tempo Negev foi uma importante parte da Rota de Especiarias e por isso suas estradas antigas com seus monastérios e fortalezas são muito interessantes.
Shobtah National Park ​

Fique atento aos acampamentos dos Beduínos que não mudarmos muito desde os tempos de Abraão há 4000 anos.  
Dica de sucesso: Explore a região montado em um camelo, cavalo ou se for menos aventureiro, num 4x4 mesmo.



GOLFO DE EILAT, E A HISTÓRIA DA RAINHA DE SABÁ E O REI SALOMÃO 

quadrunners trip, near Eilat ​
Após atravessar o planalto sul de Negev e o deserto de Arava chega-se ao Golfo de Eliat nas margens do Mar Vermelho. Neste paraíso a Rainha de Sabá aportou para a sua histórica visita ao Rei Salomão.
water sport activity, a banana boat in the Red Sea, Eilat​

Point dos amantes dos esportes aquáticos, adoradores do sol e da alta gastronomia.





the underwater observatory marine park, Eilat​
touring at the Red Canyon, Eilat region ​
Outras infos:

Como chegar: Várias Cias Aéreas chegam em Jerusalém ou Tel Aviv com conexão pela Europa.
Onde ficar: Há uma diversidade imensa de hotéis para todos os bolsos e gostos.

Kibbutz: Ficar num Kibbutz é uma experiência social e rural em Israel. São 280 em assentamentos agrícolas e alguns fazem programa de férias. 

Dolphin Reef, Eilat​

Idiomas: Os idiomas oficias são o hebraico e o árabe, porém o inglês é amplamente falado também.
Moeda: A moeda de Israel é o Shekel Novo (NIS) em cédulas de 20, 50, 100 e 200. Um Shekel é dividido em 100 agorás e as moedas são de 5, 10, 25 e 50 agorás. 


Clima: A maior parte do ano Israel é quente e ensolarada, porém o inverno pode ser frio e chuvoso.
Mais uma dica de sucesso:  Fazer pelo menos um tour guiado em cada cidade para aproveitar toda a incrível história.

Acho que agora dá para entender o quanto Israel é sensacional e um mega destino!!!
Um beijo e até mais!!!


*Inspiração 1: www.goisrael.com.br
*Inspiração e fotos 2: Israel Ministry of Tourism - www.goisrael.com

Nenhum comentário: