quarta-feira, 18 de junho de 2014

TUDO SOBRE O ALENTEJO - PARTE 4 GASTRONOMIA




Por Bia Parra

Olá pessoal, hoje vou finalizar a série de postagens sobre o Alentejo e como não poderia ser diferente, vou falar da gastronomia e opções de hospedagem.
No Alentejo se come e se bebe muito bem, a mesa é sempre muito farta e variada, os gulosos de plantão se esbaldam e aqueles que gostam de uma dieta precisam pedir ajuda aos deuses porque só força de vontade não é suficiente.

A cozinha inventiva gourmet e fusion, convive muito bem com a culinária tradicional numa cultura que transcende em muito o simples ato de alimentar, no Alentejo, cada refeição tem status de experiência gastronômica das mais incríveis que o nosso paladar pode captar

Por ser uma região extremamente produtiva, o principal tripé da gastronomia é o pão, azeite e ervas (basicamente a comida que eu poderia degustar o resto da minha vida... simplesmente adoooooro) tudo muito fresco, muito natural, muito saboroso da forma mais tradicional de colheita e produção. 

Dica de sucesso: a gastronomia do Alentejo ê extremamente diversa de acordo com a região e a estação do ano. Assim o roteiro deve ser muito bem montado para que se possa aproveitar (e experimentar) tudo o que há de melhor. 

Para começar vou de petiscos, minha perdição!!! Pratinhos de torresmos, pimentões e cogumelos assados, salgadinho de polvo, grão com bacalhau e mais uma infinidade de sabores.... tudo regado a uma boa taça de vinho!!!


Os peixes e frutos do mar grelhados ou cozidos, sopas de cação, caldeiradas são imperdíveis no litoral. Já no interior nas águas doces é impossível não provar o ensopado de enguias da Lagoa de Santo André ou o achigã frito ou assado em Odemira. Porém o meu prato predileto é a caldeirada com vários peixes e ervas da região.

Para quem prefere uma boa carne a região também é farta e certificada, ou seja, qualidade é o que não falta, sejam bovinos, caprinos ou o melhor suíno do mundo.... Sim o Porco Alentejano é divino!!! Os vegetarianos que me perdoem, mas os pratos preparados à base da caça como os coelhos, perdiz e javalis também são maravilhosos e "perfumados” com as ervas frescas locais.


Os vinhos do Alentejo merecem ser reverenciados (e degustados) com muita pompa e circunstância!! São simplesmente 250 produtores com uma área de cultivo de aproximadamente 22 mil hectares (viva o Deus Baco!!!). O vinho produzido pode ser o Regional Alentejano em toda a região ou o Vinho DOC - Alentejo produzido nas oito regiões definidas como aptas para produção de vinhos com Denominação de Origem Controlada, são elas Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja/Amareleja e Moura.

Os vinhos brancos são aromáticos, frescos e harmoniosos. Os tintos tem aromas intensos e frutos vermelhos bem maduros, são macios, equilibrados e encorpados. O importante é harmoniza-los com a comida e o Alentejano faz isso com maestria.

Dica de sucesso: Para quem aprecia (sem moderação, hihihih) o bacana é entrar em contato com a Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (www.vinhosdoalentejo.pt) para marcar visitas e degustações nas mais diversas bodegas com profissionais mega competentes.

Para finalizar, meu momento desfrute completo, os queijos, azeites, embutidos e presunto, pura perdição!!

Os queijos conforma a época pode ser de cabra ou ovelha, fresco ou curado, de qualquer forma que se apresentem são de salivar. Tudo direto de produtores locais e certificação são três principais tipos:

Queijo Nisa DOP: curado de pasta semidura fechadas exclusivo da região norte do Alentejo. Esta mesma região é produtora do Queijo Mestiço de Tolosa IGP a partir do leite de cabra e ovelha.
Queijo Évora DOP: curado de pastas dura ou semidura produzido no Alentejo Central.
Queijo Serpa DOP: talvez o mais famoso deles, é um queijo de ovelha curado de pasta semi-mole amanteigado super saboroso. Sua região é basicamente o Baixo Alentejo.

A cultura olival ocupa mais de 150 mil hectares, ou seja, é azeitona que não acaba mais. Tradicionalmente se consome retalhadas ou a marretadas as primeiras azeitonas colhidas logo em outubro, o restante se faz produção de conserva.

Quanto aos azeites, existem três marcas DOP, Azeite de Moura, Azeite do Norte Alentejano e Azeite do Alentejo Interior.


Não se deve perder a preparação dos embutidos a partir de uma seleção criteriosa das carnes e suas misturas picadas que vão tempera-las em combinações maravilhosas, mais informações na Rota dos sabores (www.rotadossabores.com)

Já o presunto de excelência o Presunto de Barranco DOP ê obtido exclusivamente dos pernis do porco da raça Alentejana criado em regime de Montanheira. Sua gordura é brilhante e aromática.

Doce, doce, doce... Aff os doces de Portugal... a tradição vem de longe e trás seus aromas de especiarias de povos como árabes e judeus. Mas de verdade a variação é imensa, muita açúcar, ovos, pão, leite, queijo, canela, amêndoa... tudo muito, junto e misturado...delicioso!!!

Eu já tinha anunciado post perdição, daqueles que podemos perder a concentração só de imaginar a profusão de sabores...

E assim finalizo a região do Alentejo... certamente minha próxima investida com marido Edu em Portugal.
Um beijo e ótimo feriado!!

*Inspiração 1: www.correioalentejo.com
*Inspiração 2: www.boasnoticias.pt
*Inspiração 3: www.portugalvirtual.pt
*Inspiração 4: www.agendalx.pt
*Inspiração 5: www.pousadas.pt
*Inspiração 6: www.receitasdoalentejo.com
*Inspiração 7: www.cafeportugal.pt

*Inspiração 8: www.docesportugueses.com

Nenhum comentário: