segunda-feira, 6 de outubro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –12º PARTE

Por Helena Ruano


Às margens do rio Douro e com jeitinho de cidade do interior, Porto, a segunda maior cidade de Portugal inventou vários pratos tradicionais da comida portuguesa. Ali nasceu o bacalhau à Gomes de Sá (que no Brasil é conhecido como bacalhau à portuguesa), com lascas do peixe marinadas no leite, azeite, salsinha, verde. Jantar em seus restaurantes é sempre uma festa, só que é preciso chegar cedo: as casas costumam fechar às 21 horas. 

Mas o que dá fama à cidade é o vinho, fortificado e mais doce do que os tintos convencionais. Os vinhedos ficam cerca de 100 quilômetros a leste da cidade, onde são feitas a colheita e a fermentação. Depois a bebida segue para Vila Nova de Gaia, onde estão as caves históricas, muitas ligadas ao inicio da produção do Porto, no século 17, abertas á degustação.

O ponto de partida para os passeios é o centro histórico, onde fica o Café Majestic, de 1921, uma mini versão art nouveau da nossa Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. O café da manhã, que pode incluir chá, deliciosas rabanadas e ovos moles, é feito no salão repleto de espelh  os, esculturas e mármore.

Para uma noite especial, a boa é o Sessenta Setenta, pilotado pelo chef Francisco Meireles, com pratos clássicos portugueses e ambiente romântico, ou o Inês do Aleixo, que serve receitas tradicionais de bacalhau.

 O roteiro de vinho acontece na Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro. As caves mais famosas são a Cálem e a Ferreira. Ambas terminam com a degustação do vinho do Porto, é claro.

Dica para ir na primavera (entre abril e junho), quando as temperaturas estão amenas. No inverno, entre Dezembro e Fevereiro, faz muito frio.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,

Beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.guiageo-portugal.com; www.omgimengaged.com.br; www.minube.pt; www.uv-net.uio.no; www.br.visitportandnorth.travel;

Nenhum comentário: