segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –13º PARTE

Por Helena Ruano



Esse minúsculo país é especialista em três best-sellers mundiais: a cerveja, o chocolate e a batata frita. Na Bélgica são produzidos mais de 500 tipos de cerveja da melhor qualidade: encorpada, com sabor intenso e diferentes toques de aroma. Elas são feitas, em sua maioria, pelo método champenoise, que usa rolhas para fechar as garrafas.

Outro mega sucesso é seu chocolate, sempre apontado como um dos melhores do mundo. Os belgas também se autodenominam os criadores da batata frita, que lá é servida em barraquinhas de rua, em cones de papel cobertos de diversos molhos. 
Além das três iguarias mais populares, há uma série de gostosuras, made in belgique, entre elas o waterzooi, um guisado de peixe ou galinha. 

Bruxelas concentra os principais restaurantes e docerias, mas vale ir também a Antuérpia, a 45 quilômetros da capital, outro exemplo de boa gastronomia belga.


Em Bruxelas, o mediterrâneo Bon Bon, do jovem chef Christophe Hardiquest, é um dos mais celebrados do país.
Não há menu fixo: o prato do dia está sempre anunciado no quadro-negro. 

O Le Chalet de la Forêt é a boa para uma cozinha moderna francesa. E, para se esbaldar de chocolate, vá à Maison des Maîtres Chocolatiers Belges e experimente os recheados com pistache. 
Para cervejas, a pedida é o café A la Mort Subite que tem mais de 50 marcas, incluindo uma de fabricação própria.

A Antuérpia conta com restaurantes memoráveis, como o De Pastorale, um contemporâneo de duas estrelas Michelin, não perca o menu degustação de 12 pratos. O moderninho The Glorious Inn é um clássico bistrô francês “ao estilo belga”, ou seja, com influências italianas e delícias como o robalo grelhado com aspargos brancos. As sobremesas mais faladas estão no Het Gebaar.

Na primavera e no verão (entre abril e outubro), quando o clima está mais quente é a época mais indicada para ir.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,

Beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.cidadesemfotos.blogspot.com; www.br.viator.com; www.retailandshop.com; www.maosdevaca.com; www.todoprosa.blogspot.com

Nenhum comentário: