segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VINHOS E PAISAGENS INESQUECIVEIS MUNDO AFORA –14º PARTE

Por Helena Ruano


A viagem gastronômica na África do Sul começa na célebre Rota 62, na costa sul do país, conhecida pelos viajantes como Rota Jardim.  Após uma hora na estrada, saindo da Cidade do Cabo, chega-se a um universo com cerca de 200 vinícolas, muitas delas em propriedades do século 17.

Durante o trajeto, você vai passar por cidadezinhas adoráveis como Stellenbosch, de arquitetura colonial holandesa, e Franschloek, que parece um vilarejo francês. 
A uva autóctone do país é a pinotage, resultante da mistura de pinot noir com hermitage, mas há também boas cabernet sauvignon, cabernet fan, merlot e sauvignon blanc.

São mais de 300 anos de tradição na produção de rótulos premiados, que ajudaram a moldar uma característica típica daquela região, a alta gastronomia local se desenvolveu a partir da produção dos vinhos, e não o contrario. 
Os sabores são marcantes, com inspiração europeia, boa dose de ostras frescas e muita influencia indiana, que inclui samosas (pasteizinhos apimentados) e especialidades com curry.

Na ativa desde 1685, a Groot Constantia é a vinícola mais antiga do país. Não perca a Nederburg, que ocupa uma casa colonial do século 18 e oferece uma breve aula sobre colheita e fermentação.

Em Franschloek, a pequena Vrede em Lust nasceu de uma bela historia de amor, durante a visita, as funcionarias contam em detalhes como tudo aconteceu. Ali, a boa é almoçar no Babel Restaurant, que harmoniza seus vinhos com o menu de ingredientes da horta orgânica. 

O top Tasting Room, do hotel Le Quartier Français, é comandado pela chef mais famosa da África do Sul, Margot Janse. 
E a vinícola Warwick Wine State vende um passeio pelos vinhedos locais, com degustações incluídas.

A melhor época para visitar os vinhedos é de setembro a abril, quando chove menos e as temperaturas são amenas.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,

Beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações e imagens retiradas do site: Escrito por Laura Capanema na revista VIAGEM E TURISMO, editado por Rosana Zakabi (AS COISAS BOAS DA VIDA). Imagens: www.viajenaviagem.com; www.sun.ac.za; www.winerist.com; www.en.wikipedia.org; www.southafrica.to

Nenhum comentário: