sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BUENOS AIRES – CIDADE MUITO ESCOLHIDA PELOS BRASILEIROS

Por Helena Ruano



Uma escolha de muitos brasileiros, pela sua proximidade e diversidade.
Não existe uma única razão para se visitar Buenos Aires, mas muitas. A cidade é considerada uma das mais atrativas da América do Sul. Não faltam bairros emblemáticos, atrativos, gastronomia, compras, tango, entre tantas outras coisas.

Quem visita a cidade não pode deixar de ir até a Casa Rosada, sede da presidência da Argentina e um dos símbolos do país. Conhecer a fachada e tirar uma “selfie” é obrigatório no roteiro dos brasileiros, mas também é possível fazer uma visita guiada gratuita ao interior do edifício aos sábados, domingos e feriados. 
Em frente a Casa Rosada fica a Plaza de Mayo, considerada o coração politico de Buenos Aires.


O local é palco frequente de manifestações populares, como a conhecida manifestação das Mães da Plaza de Mayo. Toda a quinta-feira faça chuva ou faça sol, as mães dos desaparecidos da ditadura argentina se encontram na praça para reclamar o corpo de seus filhos.


Antigamente eram muitas as mães, mas com o passar do tempo a frequência foi diminuindo, mas elas nunca deixam de aparecer. Outro lugar histórico é o Obelisco, localizado entre as avenidas 9 de Julho e Corrientes. O Obelisco foi criado para comemorar os 400 anos de fundação de Buenos Aires.

A Av. 9 de Julho já foi considerada a avenida mais larga do mundo. Os turistas que estão na cidade sem duvida visitarão o Caminito, uma rua que é um museu a céu aberto. 
As janelas e paredes coloridas fazem parte do cenário, assim como suas lojas e restaurantes. Esse é um dos locais mais tradicionais a se conhecer. O prédio na entrada da rua é o ponto estratégico de fotos.
Aliás, o Caminito é um dos lugares mais fotografados da cidade. E para quem gosta de compras, é o local ideal para comprar uma lembrancinha de Buenos Aires. A dica é negociar o melhor preço.

Quem preferir compras mais variadas é interessante conhecer a rua Florida (Calle Florida), um dos principais lugares da cidade com lojas de todos os tipos e vendedores ambulantes. O local é fechado para carros e isso facilita a circulação das pessoas.

Outro ponto adorado pelos turistas é a La Bombonera, o estádio do Boca Juniors. Por lá é possível fazer uma visita ao museu, ao campo e os vestiários. E para aqueles que visitam Buenos Aires pela primeira vez, um jantar com tango é certo. A Esquina Carlos Gardel é um show muito popular e todas as noites oferece jantar com a orquestra de tango ao vivo.
Vai ai algumas informações úteis, quanto o dinheiro, a desvalorização da moeda argentina faz com que seja vantajoso levar tanto real quando dólar ao país para trocar por pesos argentinos. 

Além disso, o dólar americano e o real são aceitos em diversos estabelecimentos comerciais, cada um deles usando sua própria cotação. Lembre-se que o câmbio paralelo é uma atividade ilegal, mas muito presente no país. Cuidado ao fazer o câmbio, e use sempre locais regulamentados.

Quanto à documentação, para brasileiros, não é necessário passaporte para visitar Buenos Aires, somente o RG em bom estado de conservação é suficiente para entrada. Porém, vale lembrar que documentos como carteiras profissionais e CNH, não são aceitas para fins de imigração.

É isso ai gente, aproveitem a dicas ótimas e fiquem atentas as informações!!

Um ótimo final de semana a todos,
Até a próxima.
Beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações retiradas: Folha do Turismo M&E mercado & eventos, escrito por Lisia Minelli. Imagens: www.neve.com.br ; www.turismo.culturamix.com; www.bairescultural.com; www.meduba.blog.com; www.pl.wikipedia.org; www.taringa.net; www.viagemviagem.com.br

Nenhum comentário: