segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CICLOVIA HOLANDESA QUE BRILHA NO ESCURO

Por Helena Ruano


A Holanda inaugurou a primeira ciclovia que brilha no escuro, inspirada na obra do pintor Vincent Van Gogh.

A ciclovia inspirada na obra “The Starry Night” a Noite Estrelada, passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu em 1853.

O designer que idealizou a ciclovia, Daan Roosegaarde, é conhecido por trabalhos que brilham no escuro. Ele disse á BBC que se inspirou nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças.


“Desenvolvemos uma pintura eletrônica cuja intensidade do brilho é mais forte. Caso chova por muito tempo ou não haja sol, é possível recarregar esse material com eletricidade”, explicou Daan Roosegaarde.
Ele conta que, quando era pequeno, tinha o costume de brincar na natureza, construir barracas, criar ambientes com materiais que encontrava. "De repente, quando você vira adulto, dizem que você não pode mais fazer isso. Nunca acreditei nessa mentira", brincou o designer.
"Temos que ser criativos. Vivemos no nível no mar. Se não fôssemos criativos, afundaríamos", afirmou, referindo-se ao fato de que a Holanda, também conhecida como Países Baixos, tem parte de seu território protegida por diques para conter o avanço das águas.


O projeto faz parte de uma iniciativa governamental que visa o aumento do uso da bicicleta em jornadas para o trabalho, a meta é aumentar o numero de pessoas que optam pela bicicleta em detrimento do carro ou transporte publico, com a proposta de conciliar pessoas, arte, tecnologia e espaços públicos e a fim de evitar acidentes.

Eles são responsáveis por outros projetos autossustentáveis como as Rodovias Inteligentes, que cumprem com a função de recarregar baterias de automóveis elétricos, além de serem inteligentemente iluminadas á noite, de forma a alertar motoristas para possíveis perigos durante o trajeto.


Ela foi oficialmente aberta ao publico no dia 11 de Novembro de 2014.
Para aqueles que iram passar por lá, vale a pena visitar e passear por lá à noite, é a coisa mais linda!

Segue um vídeo para vocês darem uma olhadinha: https://www.youtube.com/watch?v=wEe8firurCY

Uma ótima semana a todos,

Até a próxima,
Afinal Turismo.

Nenhum comentário: