segunda-feira, 17 de novembro de 2014

FESTIVAL DE PARINTINS A CULTURA AMAZONENSE

Por Helena Ruano


O mundial de futebol movimentou o Turismo em todo o país, alavancando a presença de estrangeiros e a movimentação de brasileiros nos meses de junho e julho. Uma cidade localizada a 370 quilômetros de Manaus, de pouco mais de 100 mil habitantes, não foi sede do evento, mas no final de junho teve a sua própria Copa do Mundo.

Copa, aliás, que acontecem todos os anos e atrai cerca de 100 mil turistas de diversas partes do mundo para o destino. Trata-se do Festival Folclórico de Parintins, que chegou a sua 49º edição em 2014.

A disputa entra os dois bois Garantido e Caprichoso, que acontece sempre no ultimo final de semana de junho, alavanca o Turismo e a economia da cidade. Entre patrocínios e aportes do governo de estado, a festa recebe cerca de R$ 30 milhões, isso sem contas os gastos dos visitantes em hotéis, restaurantes e comércio.

A festa acontece no Bumbódromo, que tem capacidade para 35 mil pessoas, sendo que 16,5 mil lugares são reservados para visitantes.
O restante é para as torcidas, chamadas de galeras, que participam da apresentação com coreografias e também contam pontos. 

Cada uma faz agremiações escolhe um tema e tem três noites para apresenta-lo. Em duas horas e meia por noite, os bois contam a sua historia e no final são avaliados em 21 itens, em um sistema parecido com o que acontece com as escolas de samba.

Os jurados avaliam desde as fantasias e alegorias, até evoluções individuais, como Porta Estandarte, apresentador, sinhazinha, até a participação das chamas galeras, que é a torcida.

Cerca de 10 mil pessoas trabalham em casa noite no Bumbódromo para que a festa aconteça. Caprichoso e Garantido levam aproximadamente dois mil integrantes cada um para a arena.
No ano passado, a tradição dos bois completou 100 anos, maias o Festival como conhecemos hoje acontece desde 1966.

Com base nos temas escolhidos, Caprichoso e Garantido exploram as particularidades e cultura regionais, incluindo lendas, rituais e os costumes ribeirinhos. Em 2014, o Boi Caprichoso (azul) foi quem abriu o festival. O tema escolhido para ser mostrado na arena foi “Amazônia Táwapayêra”, palavra de origem indígena que significa aldeia mística. 

Em seguida veio o Boi Garantido (vermelho). “Amazônia fé e celebração” foi o tema escolhido pela agremiação para mostrar na arena, com referencias sobre as diversas maneiras de exercer a fé.
Com uma pontuação de 838 ponto, o boi Garantido sagrou-se campeã pela 30º vez. O Garantido alcançou 823,5 pontos.

Uma particularidade neste ano é que os pontos da terceira noite não foram computados, uma vez que a chuva forte comprometeu as apresentações das agremiações. No entanto, isso não interferiu na animação do publico, que apreciou o espetáculo, que é único no mundo e encanta quem vai ao Bumbódromo.

Assim como a arena, a cidade se divide entre azul e o vermelho. Casas inteiras são enfeitadas ou pintadas com uma ou outra cor.

No comércio local é normal ver as fachadas divididas ao meio para agradar os simpatizantes dos dois bois. 

O mesmo acontece com os patrocinadores da festa. Empresas com logotipo de uma das duas cores acabam fazendo uma versão da outra cor.

Um festival muito bacana para ir ver!

Até a próxima, uma ótima semana a todos.

Beijos,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações retiradas: Folha do Turismo M&E mercado & eventos, escrito por Anderson Masetto. Imagens: www.confiramais.com.br; www.carnavalsp.tv; www.tudoemfoco.com.br; www.entretenimento.r7.com; www.acritica.uol.com.br; www.portalamazonia.com.br

Nenhum comentário: