segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

QUAL É A SUA PRAIA?

Por Helena Ruano

Se o assunto é praia, o turista está bem servido: Porto Seguro e Arraial D´Ajuda somam 90 quilômetros de litoral. As praias mais procuradas pelos turistas são Tacimirim, Taperapuã e Mundaí (em Porto Seguro).  Apaga-Fogo, Delgado, Mucugê e Parracho são as mais visitadas na região de Arrial D´Ajuda. Um pouco mais distantes, as praias do Mutá e Rio da Barra são verdadeiros paraísos na Terra.


Conheça as características dos principais trechos litorâneos, para ajudar vocês a escolherem o melhor lugar ao sol!

APAGA-FOGO

Às margens do rio Buranhém, a praia é mais isolada e oferece boas condições para banho, independentemente da maré.

DELGADO

É a praia dos pescadores, sendo muito frequentada pelos nativos e moradores de Arraial. Vale visitar para observar a passagem pontuada pelos barquinhos que colorem o horizonte.

ITACIMIRIM

Destaca-se pelo mar tranquilo, que convida a um mergulho a qualquer hora do dia. A calmaria se explica pelas barreiras de corais que aparecem na vazante, formando várias piscinas naturais.

MUCUGÊ

No centro de Arraial, é tomada por agitadas barracas de praia e tem até um parque aquático. Fica bastante movimentada durante a alta temporada, inclusive com famílias que dividem espaço nas piscinas naturais.

MUNDAÍ

Com aguas claras e calmas, Mundaí também é ótima para famílias com crianças. Piscinas naturais surgem na maré baixa, e existe uma boa estrutura de barracas de praia.

MUTÁ

No litoral norte de Porto Seguro, essa praia oferece um clima de tranquilidade em meio a belezas de tirar o fôlego. O mar calmo e pontuado por corais convida aos esportes náuticos, especialmente os equipados com velas. Fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Porto Seguro.

PARRACHO

É a praia preferida pelos jovens em Arraial, concentrando uma imensa quantidade de turistas no verão. O mar é ótimo para o banho e permite a prática de esportes náuticos.

PITINGA

Uma belíssima enseada de águas verdes que, assim como a maioria das praias de Arraial, tem piscinas naturais na maré baixa. Se quiser sossego, caminhe até o trecho sul, que exibe lindas falésias.

RIO DA BARRA

Praia plana, acompanhada pelo coqueiral e colorida por falésias, tem um atrativo extra. Do lado direito está o rio da Barra, que permite aos turistas um delicioso e natural banho de agua doce, quando a ideia é tirar o sal do corpo. Fica bem ao sul, na divisa com o município de Trancoso.

TAÍPE

Fica distante do centro de Arraial, a cerca de duas horas de caminhada. Lá estão lindas e coloridas falésias, com até 45 metros de altura.

TAPERAPUÃ

É a praia do agito e, sem dúvida, tem o metro quadrado mais disputado de areia. Repleta de quadras de esportes e com barracas gigantes, como a Barramares e a Toa Toa, a praia é conhecida pelas animadas aulas e apresentações de lambaeróbica, sempre ao som de muito axé. A badalação continua mesmo quando o sol se põe, em luaus e show noturnos.


Uma ótima semana a todos, até a próxima,
Um beijo,
Afinal Turismo.

Nenhum comentário: