quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DIÁRIO DE FAMÍLIA NA PRAIA DO ROSA... DESTINO ESPETACULAR!!!

Por Bia Parra





Há muito tempo planejávamos ir para a Praia do Rosa em Santa Catarina.

Temos uma relação especial de amor pelas praias catarinenses. São lindas, limpas, organizadas, numerosas, algumas (várias) desertas. Os hotéis e pousadas são bárbaros e a gastronomia é muito, muito gostosa.

Assim sendo, como todos nós estávamos bem cansados e precisávamos de muita paz, não tivemos dúvida do destino a escolher.... “finalmente vamos conhecer o Rosa”!!!

Na verdade a Praia do Rosa fica no município de Imbituba e com mais 8 praias entre montanhas, dunas, lagoas e ilhas, fazem da região um lugar único.

O turismo aconteceu nos anos 60 pelos surfistas que buscavam praias lindas, desertas e com ondas de muita qualidade. Acharam um lugar único que não perdeu sua magia ao longo dos anos, pelo contrario, mantem o equilíbrio entre ecologia e sofisticação presentes na simplicidade das estradas de terra e suas trilhas de acesso à praia e as pousadas que esbanjam charme e um luxo descomplicado. É conhecida como uma das 30 baias mais bonitas do mundo e está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil... tínhamos que conferir.
Voo rápido a partir de SP (50 minutos) e pegamos um carro no próprio aeroporto. Por sinal ter um carro para se deslocar para o Rosa é imprescindível, se alguém falar algo contrario, não acredite!!! Andamos mais 01h30minhs rumo ao sul e voilá.

Chegamos um pouco lost porque não há muita descrição na internê a respeito do que realmente é a dinâmica de lá. É tudo bem simples e simpático. Há uma rua principal, asfaltada que nos conduz a todas as pousadas e hotéis. As ruas secundárias costumam ser de terra ou pedra. Há espaço para dois carros (um indo e outro voltando), mas para tanto, em muitas vezes há que ser habilidoso e bem generoso.


A Pousada que ficamos é uma graça, Hospedaria das Brisas (http://www.hospedariadasbrisas.com.br/). O atendimento é super atencioso, bem caseiro como queríamos. Optamos pelo chalé recém construído... tudo bem novinho nos sentimos em casa. Vai dizer que esse não é o maior luxo em uma viagem?!

Pousadas que adoro: 

    

Exceto por um ou dois hotéis, todos nós visitantes pegamos nossa cadeirinha e guarda sol (as pousadas fornecem) colocamos debaixo do braço e seguimos para praia. Cada um na sua hora e seu ritmo descemos as trilhas rumo à praia, pois não há hotéis beira mar. Se num primeiro momento essa questão pode assustar, posso garantir, quando estamos lá é tudo o que queremos... andar por toda aquela exuberância verde.

Após uma caminhadinha rápida de 15 minutos já estamos na areia branquinha e fofa. Não tem aquela história de milhões de guarda sois, disputa de lugar na areia nem pensar... a praia tem gente, até que bastante... porem conseguimos guardar uma distancia mínima de 5 metros de uma família pra outra.

Por sinal Rosa é muito família!!! Em meio a muitos jovens, muita gente linda, muita autenticidade, tem também famílias inteiras se divertindo, surfando junto (avos, filhos e netos), curtindo o sol a pino e o mar geladinho para temperar.

O lado sul o mar é mais manso e tem uma estrutura de alguns bares e restaurantes com espreguiçadeiras, barracas e música. A parte norte é mais frequentada por surfistas, pois as ondas são mais fortes. Tudo sempre muito supervisionado por salva-vidas que de fato tomam conta da área como eu nunca tinha visto.

Entre as duas tem uma lagoa deliciosa para esportes no meio da tarde como stand up ou passeio de caiaque, não dá pra perder. Por falar nisso, pra quem gosta de esportes, o Rosa é “O” lugar. Frescobol, vôlei, futebol, jogo de disco, surf.. enfim o céu é o limite, garanti minha corridinha todas as tardes com apenas um foco... a panqueca de doce de leite quente argentino servida no Coral (restô bar na beira da praia) parada obrigatória no final de tarde... show!!!

Como toda praia catarinense o que não falta é Argentino!!! Sim eles amam nossas praias desde sempre assim como nós invadimos o país dos Hermanos em todos os invernos. Este intercambio é maravilhoso (com exceção no futebol né, aí a coisa fica feia) e só torna tudo mais charmoso. Eles são ótimos, educados e bastante comprometidos com a preservação do lugar, pois sabem que no verão seguinte certamente voltarão. A língua local é o castelhano.. se tiver de férias aproveite para ganhar fluência no seu portunhol.

Após um dia inteiro de praia e a famosa panqueca, o destino era subir morro acima (até para diminuir a culpa do doce de leite), banho e um soninho, até porque o ritmo local é bem portenho... todo mundo acorda tarde, vê o por do sol na praia e sai pra jantar por volta das 10 da noite e aí... bem aí cada um finaliza a sua história, a noite pode ser bem longa!!
A hora de escolher onde comer foi sempre uma tortura, tem MUITA opção maravilhosa. Alguns que recomendamos muito:


GOEN  (www.goentemaki.com.br) Temakeria deliciosa e lindinha. O serviço é super jovem, o ambiente é bem cool com um cardapio japa bem variado.

ARTE NA PEDRA Pizzaria artesanal com massa integral, fininha super gostosa.


URUCUM (http://www.restauranteurucum.com.br) Recriações super originais da culinária brasileira.



TIGRE ASIÁTICO (http://tigreasiaticorestaurante.com.br/) Considerado o melhor restô da região.

BISTRÔ (http://www.praiadorosa.com.br) Um pedacinho da França na Praia do Rosa...delicia!!!

REFUGIO DO PESCADOR (www.refugiodopescador.com.br) Restô da Hospedaria das Brisas onde ficamos.... muito gostoso!!!

Outra coisinha deliciosa para fazer no Rosa... compritxas. Tem lojinhas fofas, artesanato local, cangas fofas, bolsas descoladas e alpargatas diferentes e de todas as cores. Amei uma lojinha em especial na qual as roupas são feitas de algodão orgânico e com um design bem bacana:


MADE IN GUARDA - ECOLOGICAL TREND ( http://www.madeinguarda.com.br/) Moda masculina e feminina. 

Como já falei a existência de um carro é imprescindível, não para explorar o centrinho do Rosa ou sair para jantar de noite, pra isso tudo é muito perto e deve ser feito tudo a pé. Mas tem muitas opções de praias, atividades e lugares que tem que ser visitados.

·         Garopaba: o principal centro de compras da região. São muitas lojinhas, sorveterias e comércio. Procure passar pelos condomínios bem legais que tem fora do centro... dá uma vontadezinha de ficar pra sempre.

Não deixe de ir a Praia do Siriú e comer um maravilhoso pastel de siri com a cerveja produzida lá mesmo.
·      
   Barra de Ibiraquera: São 3 lagoas principais, a Lagoa de Cima, a Lagoa do Meio e a Lagoa de Baixo. Aproveite e se jogues nos esportes como pesca esportiva, surf, kite, windsurfe e stand up. A vista nas dunas é incrível!!
·      
   Cachoeiras e piscinas naturais.

O que só lá tem...
A reprodução das Baleias Francas. Entre julho e novembro elas chegam da Antártida em busca de águas tranquilas para se acasalar, paris e amamentar seus filhotes. São facilmente vistas da beira da praia e das dunas da praia de Ibiraquera. Para os mais aventureiros e destemidos há passeios de barco para ficar bem pertinho delas.


Enfim, voltamos completamente apaixonados com a certeza absoluta de voltarmos o mais breve possível, pois estar no Rosa é estar em comunhão com a natureza e isso nos trouxe uma paz infinita!!!

Um beijo e até mais

Nenhum comentário: