sexta-feira, 13 de março de 2015

DICAS BÁSICAS DO QUE CONHECER EM BERLIM



Por Tatiana Sanches

Em Berlim você respira história e modernidade de uma forma leve. Monumentos, museus, vida noturna, arquitetura e restaurantes, entre muitas outras opções fazem com que essa cidade grande seja um lugar para se perder muitos dias durante sua viagem pela Europa.

Vou listar algumas atrações básicas para quem vai a Berlim pela primeira vez:


Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)
Pariser Platz – Berlim Mitte

Eduardo Vessoni/UOL

É um marco turístico muito significativo da capital alemã, pois é o único portão de entrada da cidade remanescente, que antigamente representava a separação entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Desde a queda do muro de Berlim, tornou-se um símbolo da Alemanha unificada.



Jardim Botânico (Botanischer Garten)
Königin_Luise- Straß, 6-8
visitBerlin/ScholvienPasseio imperdível para um dia tranquilo na cidade. Conta com mais de 20 mil espécies de plantas, além de oferecer apresentações artísticas durante o verão em sua imensa área verde.


Tiergarten
Straße des 17. Juni - Berlim Tiergarten
Divulgação/visitBerlinO coração verde de Berlim é o maior parque da cidade e uma das áreas de lazer preferidas dos habitantes e turistas. Seu nome significa “Jardim dos Animais” e na antiguidade era terreno de caça para a realeza da antiga Prússia. Com uma área de 600 acres, foi transformado em parque público em meados do século 18.

Visit Berlim/DivulgaçãoJardim Zoológico (Zoologischer Garten):
Hardenbergplatz 8
Passeio que encanta crianças e adultos com suas mais de 3 mil espécies de animais. O parque já teve um famoso urso polar (Knut) entre seus habitantes.

Quartier 207 (Galerie Lafayette)
Friedrichstraße 76 – 78 – Mitte
Visit Berlim/DivulgaçãoBerlim não é exatamente uma cidade voltada para as compras e consumo, mas existe uma rua da cidade "especializada" em moda e grifes famosas (a Friedrichstraße) no bairro do Mitte. Lá, destaca-se um edifício futurístico de formas arredondadas, filial da loja de departamentos francesa Galerie Lafayette, que reúne marcas internacionais de moda e beleza. Projetado pelo francês Jean Nouvel, o prédio conta com um sistema que distribui luz natural até os pisos subterrâneos da construção.

Escritórios da GSW
Kochstraße 22 - Kreuzberg
visitBerlin/Tanja KochA construtora alemã GSW ocupa um edifício de 22 andares revestido com painéis móveis em tons de vermelho e laranja que, ao deslizarem pela fachada ligeiramente abaulada, promovem mudanças sutis na aparência do prédio. Outra característica marcante é o fato de ser muito estreito, com apenas 11,5 metros de largura máxima, o que permite que a luz do dia atravesse as salas. Várias medidas para economia de energia foram consideradas no projeto, como exemplo um sistema de refrigeração natural.

Reischtag
Platz der Republik 1 - Berlim Tiergarten
Cris Gutkoski/UOLPalácio construído em 1894 para ser a sede do parlamento alemão, com uma cúpula de vidro que permite uma das mais interessantes vistas da cidade. Para visitar o domo é necessário agendamento prévio.


Marienkirche
Karl-Liebknecht-Str. 8, Alexanderplatz
visitBerlin/ScholvienUma das igrejas mais antigas da cidade, presumivelmente do século 13, era originalmente um templo católico romano, que após a reforma protestante passou a ser luterano. Conta com uma série de obras em seu interior, além da própria arquitetura, que já vale a visita. Está localizada na área central, próximo a Alexanderplatz.

Museu Judaico (Jüedisches Museum)
Lindenstraße 9-14
Relata a história da Alemanha sob o ponto de vista da minoria judaica. A exposição documenta a vida do povo judaico na Alemanha desde a Roma antiga até os dias atuais, ressaltando três pontos de interesse: o judaísmo e a vida judaica, o horror do Holocausto e a reconstrução do povo judaico na Alemanha no pós-guerra.
O museu foi criado em 1933, porém foi fechado sob o regime nazista e somente foi reaberto ao público em 2001, já no novo edifício, projetado pelo arquiteto americano Daniel Libeskind, que remete a uma Estrela de Davi destroçada. Na área externa o Jardim do Exílio reflete o isolamento e a desorientação da vida no exílio.
Mühlenstraße
Mühlenstraße 1 - Berlim Friedrichshain
Eduardo Vessoni/UOLTambém conhecido como East Side Gallery, na verdade é um pedaço do muro de Berlim. Com pouco mais de um quilômetro, tornou-se um mural pra 118 artistas de 21 países diferentes.

Checkpoint Charlie
Friedrichstraße 43-45 - Berlim Kreuzberg
Eduardo Vessoni/UOLFoi um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Tornou-se um símbolo da separação do leste e oeste. É uma referência em histórias e filmes de espionagem, como "O espião que veio do frio" e “007 contra Octopussy”.

Potsdamer Platz 1
Potsdamer Platz 1 – Tiergarten
visitBerlin/ScholvienEsta torre de 101 metros de altura é servida pelo "elevador mais rápido da Europa", conforme gosta de anunciar o ascensorista do local. A uma velocidade de 8 metros por segundo, o visitante tem acesso a uma vista panorâmica dos mirantes do 24º e 25º andares. Inspirado pelo formato dos arranha-céus americanos dos anos 30, o Potsdamer Platz 1 foi projetado pelo escritório alemão Kollhoff & Timmermann.

Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Museuminsel (Bodestraße)
É uma ilha no rio Spree no centro da cidade de Berlim. Patrimônio Cultural da Humanidade, o local abriga cinco museus: O ingresso pode ser adquirido para cada um em separado ou de forma econômica no combiticket (válido para todos os museus da ilha).
Cris Gutkoski/UOL
O Museu Pergamon (Pergamonmuseum) é dividido em três alas, sendo que cada parte do complexo forma um museu distinto. Na primeira uma ampla coleção de arte antiga clássica, com peças de escultura greco-romana. Na segunda funciona o Museu do Oriente Próximo, com diversos objetos provenientes da Antiga Babilônia e da Antiga Suméria. Por fim a terceira ala abriga o Museu de Arte Islâmica.
O Museum Antigo (Altes Museum) exibe obras de arte e estátuas da Grécia, da Magna Grécia e de Roma desde o período arcaico até a era helenística.
O Novo Museu (Neues Museum) tem em seu acervo coleções de peças do Antigo Egito, pré-história e história recente.
A Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie) conta com uma vasta coleção de pinturas e esculturas europeias do século 19. Desde 1876, a coleção foi transferida para este prédio, que foi duramente afetado durante a Segunda Guerra Mundial, ocasião em que parte do acervo se perdeu. Restaurado, foi reaberto em definitivo em 1955, passando a expor também peças de arte contemporânea.
O Museu Bode (Bode Museum) abriga uma vasta coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas. Sofreu grandes danos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo restaurado desde 1950 até 2006, quando foi finalmente reaberto na sua totalidade;

Gemäldegalerie
Matthäikirchplatz – Berlim
visitBerlin/ScholvienUm dos mais importantes museus do mundo por sua excelente coleção de arte europeia dos séculos 13 ao 18, com destaque para algumas obras de Rembrandt, Caravaggio, Vermeer e Botticelli.


Nikolaiviertel
Nikolaikirchplatz - Berlim Mitte
Thomas Peter/Reuters
Bairro mais antigo da cidade, que abriga a igreja de São Nicolau e a Gendarmenmarkt, praça que reúne três destaques de estilos arquitetônicos diferentes: a sala de concertos (Konzerthaus), a catedral francesa e a alemã.

Espero ter ajudado a escolherem alguns lugares para conhecer em Berlim e tenha incentivado você a ficar mais tempo por lá!!!
Divirtam-se!!!



Fotos e informações retiradas do site do UOL no link: http://viagem.uol.com.br/guia/alemanha/berlim/index.htm

Nenhum comentário: