quinta-feira, 9 de abril de 2015

AONDE PASSEAR, COMER, AGITAR E COMPRAR NA MADELEINE E OPÉRA EM PARIS

Por Helena Ruano

Palco das criticas de Proust sobre a burguesia parisiense, a região não tinha um décimo de sua elegância até o século 19, quando grandes bulevares se impuseram sobre o traçado da velha cidade, ainda medieval e tortuoso.


Para passear, Madeleine, experimentar dar as costas para a entrada dessa igreja com as formas de um templo grego: as colunas do prédio da Assembleia Nacional, do outro lado do Sena, são simétricas as da Madeleine. Depois da visita, confira os banheiros públicos, provavelmente os mais bonitos da cidade, em estilo art déco, com espelhos, portas e corrimãos de madeira escura e vitrais coloridos nas janelas. > Place de la Madeleine, metrô Madeleine.

Opéra Garnier, inaugurada em 1875, a edificação influenciou teatros do mundo todo, entre eles o Municipal de São Paulo. Também inspirou o romance O Fantasma da Ópera. Dá para ver uma ópera, um balé ou um concerto. Para lugares melhores, compro com antecedência.
Dica: do foyer, observe o lustra de 06 toneladas aceso. > Place de L’Opéra, metrô Opéra.

Pinacothèque, instalada em uma construção de 02 mil metros quadrados, abriga exposições temporárias de arte moderna e contemporânea já acolheu mostras de nomes como Roy Lichtenstein, Man Ray e Pollock. > 28, Place de la Madeleine, metrô Madeleine.

Para comer, Chartier, aberto em 1896 em um edifício hoje tombado como patrimônio histórico, mantém-se orgulhoso das filas na calçada, faça chuva ou faça sol (não dá para reservar). Come-se bem com pouco. > 7, Rue du Faubourg-Montmartre, metrô Grands Boulevards.

Ladurée, uma casa onde os macarons são mais macarons. O de framboesa e rosas é um sonho. > 1-18, Rue Royale, metrô Concorde.

Senderens, Alain Senderens, três estrelas no Guia Michelin em seu restaurante Lucas Carton, não tem medo de inovar. Nesta casa, ele aposta na gastronomia oriental.  > 9, Place de la Madeleine, metrô Madeleine.

No agito, Rex, a poucos passos do cinema Grand Rex, de 1932, a casa noturna é terreno de DJs hypados. O preço de entrada e o horário da abertura variam.  > 5, Boulevard Poissonnière, metrô Bonne Nouvelle.

Para as compras, Fauchon, no térreo, pâtisserie, chocolates, geleias, foie gras, azeites, chás e cafés. No primeiro andar, um salão para refeições. No subsolo, vinhos e um balcão para sopas, frios, saladas e sobremesas. 

Destaque para os chás “Uma Tarde em Paris” (Um Après-Midi à Paris) e “Uma Noite na França” (Un Soir en France), que têm em sua base chá preto misturado a frutas, flores e baunilha. Na padaria, prove madeleines – bolinhos doces em forma de concha de vieira, em oito sabores. > 2-26, Place de la Madeleine, metrô Madeleine.

Tem o Galeries Lafayette, fundada em 1895, recebem 80 mil pessoas por dia. O prédio principal, dedicado às mulheres, encanta pela cúpula neobizantina, com 33 metros de altura, e pela oferta inacreditável de roupas, bolsas, sapatos, joias e cosméticos. Estilistas consagrados estão no primeiro andar. O edifício ao lado é dedicado às marcas masculinas e ao Lafayette Gourmet, espaço com produtos da culinária mundial. > 40, Boulevard Haussmann, metrô Chaussée d’Antin.

E por fim o Hédiard, fundada em 1854, essa é de longe uma das melhores delicatessens de luxo do mundo. É um lugar bacana para dar presentes, há caixas de chocolates, vinhos, cestas com chás, pães e geleias. Aproveite para se deliciar no concorrido café da manhã. > Place de la Madeleine, metrô Madeleine.





Até a próxima,
Um beijo,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações retiradas: REVISTA VIAGEM E TURISMO- editado por Bruno Favoretto *** Imagens foram tiradas dos sites: www.flickr.com; www.aviewoncities.com; www.en.wikipedia.org; www.hipparis.com; www.pinterest.com; www.chari-t.fr; www.bonjourparis.com; www.fauchon.com; www.lastlook.com.br; www.dicas4fun.com.br

Nenhum comentário: