sexta-feira, 24 de abril de 2015

EXPOSIÇÃO EM SP: PICASSO E A MODERNIDADE ESPANHOLA




Por Tatiana Sanches


As 90 obras pertencem ao Museo Nacional de Arte Reina Sofia e estão expostas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na Rua Alvares Penteado,112 no centro de São Paulo. As obras ficarão por lá até o dia 08 de junho e não tem custo para entrar. Funciona de quarta a segunda das 9h até às 21h.



Segundo encontramos informações no Site “Catraca livre” existe atividades na fila para quem aguarda do lado de fora:
 Haverá ainda opções para os visitantes cegos ou com baixa visão, por meio de peças táteis, que reproduzem de forma tridimensional obras do mestre do cubismo.
Entre as atividades programadas, que serão realizadas nas filas, estão um Espelho Cubista, em que o visitante poderá se ver como uma obra da exposição; transparências gigantes, que permitem transportar obras de Picasso para o cenário do centro de São Paulo; jogos em que as crianças precisarão buscar peças que formam quadros do artista; contações de histórias com bonecos, e muito mais.”
vejasp.abril.com.br

Nos fins de semana as filas são longas e é necessário paciência, mas valerá a pena!  Trata-se de uma exposição para mostrar a influência de Picasso na arte moderna espanhola e sua relação com outros mestres também expostos. O Curador responsável é Eugenio Carmona (Professor da História da Arte da Universidade de Málaga) e os Artistas expostos são:

Alberto Sánchez
José Val Del Omar
Alfonso Ponce De León
Josep De Togores
Ángel Ferrant
Juan Gris
Antoni Tàpies
Julio González
Antonio López
Leandre Cristòfol
Antonio Saura
Manuel Ángeles
Aurelio Arteta
Manuel Millares
Benjamín Palencia
María Blanchard
Daniel Vázquez Díaz
Martín Chirino
Eduardo Chillida
Maruja Mallo
Equipo 57
Ortiz Jorge Oteiza
Esteban Vicente
Óscar Domínguez
Francisco Bores
Pablo Gargallo
Joan Miró
Pablo Palazuelo
Joaquim Sunyer
Pablo Picasso
Joaquín Torres-García
Pancho Cossío
José Guerrero
Rafael Barradas
José Gutiérrez Solana
Salvador Dalí

guia.uol.com.br -  "Retrato de Dora Maar" - 1939

A exposição tem umas 10 obras de Picasso entre elas “Cabeça de Mulher” (1910), “O Pintor e a Modelo” (1963), desenhos e gravuras. Uma informação importantíssima para não terem problemas, é proibido tirar foto das obras, segundo explicação, devido a questões de direitos autorais.






Cabeça de Cavalo. Esboço para Guernica (1937)


Uma instalação com uma projeção em vídeo explica aos visitantes o processo de criação do Quadro mais famoso de Picasso, GUERNICA (1937), junto a fotografias sobre a Guerra Civil Espanhola.










Espero que essa dica proporcione a você e sua família uma oportunidade de um passeio diferente, cultural, interessante e sem custo para diversão de todos e a quem mora no Rio de Janeiro aguarde que a exposição logo logo está chegando!!!


Bom fim de semana a todos!!!


Nenhum comentário: