terça-feira, 23 de junho de 2015

ROTA DA SEDA – UMA VIAGEM PELO TEMPO DIGNA DAS “MIL E UMA NOITES”

Por Helena Ruano




Na história da civilização, grande parte do comercio da Ásia Central era movimentado pelas caravanas que cruzavam o deserto, desde a China, levando sedas e especiarias. Mas os tempos mudaram. E boa parcela da economia passou a ter, no turismo, uma de suas fontes mais promissoras. Para isso, contribuem as marcas deste rico passado ainda presente em templos, mesquitas, ruínas de castelos e mausoléus, bem como na gastronomia e no folclore típico. Os apreciadores de arte e da cultura oriental tem uma oportunidade única para conhecer parte deste trajeto, numa viagem mágica pelo tempo a bordo de um moderno trem, o Orient Silk, cruzando a região, levando turistas a uma verdadeira odisseia digna de um cenário das “mil e uma noites”, pela chamada Rota da Seda.

São 14 dias de viagem realizada no trem privativo, com dois “vagões-restaurantes” e diversos tipos de cabines (com ou sem banheiro privativo) que se estende do Turcomenistão ao Cazaquistão, via Uzbequistão, com acompanhamento de guias e um coordenador de turismo responsável pela parte operacional do programa, que já inclui passeios previamente estabelecidos. O trem tem serviço de bordo e é totalmente climatizado.

A fabulosa “Rota da Seda” leva passageiro a destinos de uma beleza única, com direito a guias em inglês ou português, com oportunidade de conhecer com calma, destinos inimagináveis uma vez que são reservados pelo menos seis pernoites em hotéis de luxo nas cidades da rota, sendo o restante a bordo do trem, que tem capacidade média de 200 passageiros. Paisagens se intercalam, ora mostram o deserto com suas peculiaridades, ora pequenas plantações cercadas por montanhas ou vilarejos.

Neste tipo de programa, o passageiro não tem necessidade de retirar suas bagagens de trem, mesmo nas paradas para pernoite em hotéis. Basta que ele deixe tudo na sua cabine e utilize apenas o que necessita para um pernoite. Outro detalhe importante diz respeito à melhor época para se realizar esse tipo de programa, ou seja, nos meses de setembro a novembro e de março a maio, quando o calor é menor e as temperaturas mais amenas.

A outra preocupação diz respeito a melhor forma de chegar a Ashgabat, capital politica e maior cidade do Turcomenistão, um país da Ásia Central.  Pode-se optar em viajar pela Turkish até Istambul ou, se preferir, pode-se viajar pela Emirates até Dubai. De qualquer uma das duas cidades a alternativa é pegar uma conexão até Ashgabat onde o grupo pernoita para conhecer, no dia seguinte, um pouco da cultura e dos atrativos desta cidade de pouco mais de 400 mil habitantes. Ali, não deixe de conhecer o bazar de Tolkuchka, o maior e mais colorido mercado de toda a Ásia Central. Local de encontro por excelência de vendedores e compradores oriundos de todo o Turcomenistão com destaque para tapetes e artigos em prata.

Inclua também uma visita ao Museu Nacional com seu rico acervo histórica, com destaque para as ruínas de Nisa. Com tempo, aproveite para um tour pelo deserto de Karakum, que leva até a lendária cratera de gás natural que ainda dá sinais de atividade. Após o jantar acontece o embarque no trem com os grupos turístico de passageiros de diversas nacionalidades.
Uma rota muito bacana e diferente para fazer, conhecer lugares diferentes e muita historia.

Uma rota da Transmundi Viagens, super legal!!
Uma ótima semana, até a próxima.
Beijo, Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Junho/2015 – 1° quinzena – Ano XII – N° 273 – Triagem: 16.600 (Texto de: Luiz Marcos Fernades) *** Imagens retidas dos sites: http://www.transmundiviagens.com.br/home/visualizar_galeria/147#.VYhoD_lViko; www.imaginetravel.be; www.myowntours.com

Nenhum comentário: