segunda-feira, 13 de julho de 2015

TIBAU DO SUL (RN) - UM DOS TESOUROS MAIS PRECIOSOS DO NORDESTE

Por Helena Ruano


Que o Brasil tem infinitos destinos paradisíacos, isso todo mundo sabe. Mas alguns cantinhos parecem que são guardados a sete chaves, como um tesouro precioso. É o caso de Tibau do Sul. O nome pode soar estanho para muitos, mas, na verdade, a cidade é localizada ao sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e é um dos principais balneários do estado, conhecido por abrigar a praia mais famosa da região: Pipa.

Ao citarmos Pipa, os que já conhecem o lugar sorriem com as boas memorias. Com mais de 10 quilômetros de extensão, que abrigam diversas outros praias, Pipa foi descoberta por surfistas, em 1970. A praia se destaca por suas águas mornas, típicas do nordeste que gentilmente, lambem a areia fofa e branca, massageando os pés daqueles que gostam de caminhar na beira do mar.

Seu nome se dá por uma pedra localizada na extremidade da Praia dos Afogados, cujo formato é semelhante ao de uma pipa, uma espécie de barril de carvalho utilizado para armazenar diversas bebidas, como o vinho, por exemplo.

Em contraste com as praias nordestinas, a Praia do Madeiro faz os olhos dos visitantes se arregalarem diante de tamanha beleza. Afinal, a praia é abrigada sob imensas falésias, cujos tons avermelhados e amarelos refletem nas águas calmas de um tom verde-esmeralda. 
Uma vez que o acesso se dá por uma escadaria com 160 degraus de madeira, que dão um toque rústico ao local, Madeiro é uma praia mais isolada, quase desértica, nos lembrando os cenários de filmes hollywoodianos “a la Lagoa Azul”.

Sua vastidão convida aos visitantes a se bronzearem, os raios solares se fazem presentes quase todos os dias do ano, em uma temperatura amena em torno dos 27° C e esquecerem os problemas.  Para aqueles que chegarem cedo, um espetáculo a parte os espera. Nas primeiras horas da manhã é possível observar golfinhos, que saltam com gosto para o deleite dos turistas. 

Entretanto, para um verdadeiro show, com acrobacias e piruetas, não deixe de visitar a Praia do Curral, popularmente conhecida como Bahia dos Golfinhos.

Mais badalado e frequentado por um público mais jovem, a Praia dos Afogados, por sua vez, é o point de surfistas. Com ondas ideais o ano inteiro, Afogados é palco de importantes competições de surf. Para os viciados em adrenalina, o local também oferece body-board e kite-surfing. Já para quem prefere um esporte mais tranquilo na boa e velha terra firme: futebol, frescobol e vôlei de praia são algumas das praticas mais recorrentes no destino. 

Sem mencionar os passeios de buggy, com ou sem aventura, como diz a tradição, que são realizados em toda a extensão do território do Rio Grande do Norte, passando velozes por altas dunas de areias.

Próximo dali, a Praia do Amor, preferida dos enamorados, prova que a natureza também pode ser romântica. Isso porque ela tem um formato de um coração. Para melhor observa o local, a dica é ir até o mirante no alto do Chapadão, nome dado ao conjunto de falésias que contornam a praia.

Já o titulo de pôr-do-sol mais bonito de Tibau do Sul fica a cargo da Lagoa de Guaraíras, que possui até um ponto de observação para contemplar à mistura de coras que inundam o céu e pintam a superfície calma da lagoa nos mais variados tons. Nesta hora, as águas que em vazante são azuladas, e na cheia ase tornam acinzentadas, transformam-se em puro ouro, refletindo toda a intensidade do sol.

Embora Guaraíras seja caracterizada como uma lagoa, atualmente suas águas são salgadas. Segundo os estudiosos, a lagoa costumava conter água doce, próprio até mesmo para o consumo, entretanto, devido os desígnios da natureza, foi aberta ao mar. Além de servir de rota para a praia de Malembá e destinos maias distantes, como Natal (pela beira-mar), a lagoa é base de um das mais importantes atividades econômicas do município, como a carcinicultura (criação de camarões).

Além da pesca artesanal, feita em canoas, e da pesca esportiva, a lagoa ainda oferece longos passeios de barco, lancha, canoa e até banana-boat. Seu passado de batalhas, tragédias e reconstrução, de lugar a uma ilha histórica: a Ilha do Flamengo, onde é comum a visita as ruínas de um forte holandês. A fauna e flora são privilegiadas, pois a lagoa tem uma extensão área de mangue, fonte de alimentos e berço de diversas espécies.

Sibaúma, um vilarejo originada de um antigo quilombola é um passeio diferente para aqueles que desejam entrar em contato com a cultura mais antiga do povo brasileiro. A vila ainda guarda as tradições e o espirito guerreiro de seu povo. Antigamente, a vila costumava ser um local de refugio dos escravos no Brasil, com descendência Africana, entre negros e mestiço, e cabocla (mestiço de branco com índio).

Praticamente deserta durante semana, a praia de Sibaúma é mais frequentada aos fins de semana, principalmente pelos moradores da região. A brisa do mar é constante suas praias tem areia fina, distribuída numa longa faixa, onde as ondas quebram mansamente. Porém, mais ao norte, o mar agitado forma ondas maiores, atraindo amantes do surf.

Na foz do rio Catú, que separa o município de Tibau do Sul do de Canguaretama, os turistas colocam suas espreguiçadeiras durante a maré baixa e se deleitam ao sol.  As barracas que rodeiam a orla servem deliciosos peixes e camarões acompanhados de água de coco ou aquela geladíssima cerveja.

A travessia do rio Catú, um dos principais atrativos da ilha, onde é possível apreciar o encontro das águas doce e salgada, pode ser feita a pé, na maré baixa, ou através de balsas pitorescas. Com um portfólio recheado de opções, Timbau do Sul ainda se destaca pelas praias do Giz, das Minas, do Centro, Cacimbinhas, Malembá e Barra de Cunhaú.

Uma ótima semana a todos, até a próxima.
Beijos, Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Junho/2015 – 2° quinzena – Ano XII – N° 274 – Triagem: 16.600 (Texto de: Samantha Chuva) *** Imagens retiradas: http://www.tibaudosul.com.br/; http://www.pipa.com.br/fotos?id=798www.pipa.com.br; www.hoteisabeiramar.com.br; www.projetomestrecuca.com.br; www.blog.brasilturista.com.br; http://www.pipa.com.br/sibauma

Nenhum comentário: