segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PERU – HISTORIA,CULTURA E GASTRONOMIA EM UM SÓ DESTINO

Por Helena Ruano




Para quem procura uma gastronomia de qualidade, acaba se apaixonando pela historia. Quem está a fim de descobrir as raízes do povo peruano e sua forte ligação com os incas e a colonização espanhola, não resiste ao abraço confortável e encantado que a cadeia montanhosa nos proporciona. Quem vai atrás do paraíso natural formado por uma fauna e flora de dar inveja ao resto do continente, acaba caindo nas armadilhas da temperada e suculenta gastronomia.

Este é o Peru e sua diversidade turística responsável por atrair cerca de 3,2 milhões de visitantes anualmente. O que falar então de Machu Picchu, um espetáculo histórico, cultural e natural que recebe diariamente cerca de 2,5 mil pessoas, seja em baixa ou alta temporada.

Na lista de cidades e atrações imperdíveis está Cusco, Patrimônio Histórico da Humanidade, cujas ruas e becos de pedras nos levam à época dos incas. 

A capital, Lima, que tem encantadora arquitetura colonial, com igrejas e monumentos que nos remetem a presença espanhola durante os séculos XIV. Mas são os misteriosos territórios de Machu Picchu maior atrativo turístico do Peru, que é responsável por grande parte do itinerário dos turistas internacionais que visitam o país. 

No geral, Chile, Estados Unidos, Equador Argentina, Colômbia e Brasil são mercados que mais enviam turistas ao país.

É difícil ir ao Peru e ficar somente na capital, a não ser que o business ou interesses pessoais sejam responsáveis por isso. Até vale o passeio pela capital, tanto pelas igrejas e monumentos que preservam a historia da colonização espanhola, quanto pelas compras.

Em Lima, sobretudo, há uma grande variedade de artigos, em grande patê artesanato. Os preços são vantajosos e a pechincha é bastante praticada, então não sinta vergonha de pedir descontos. Na capital, é possível adquirir a maioria dos produtos produzidos nas diferentes regiões do país. Existem mercados de rua e shoppings bem completos, com lembranças e artigos para todos os bolsos e gostos.

Localizada a 3.399 metros acima do nível do mar, Cusco guarda construções coloniais de estilo barroco andino erguidas sobre restos de edificações incas, como é o caso de quase todas as igrejas, observadas por milhares de visitantes de todos os cantos do planeta. Com 300 mil habitantes, aeroporto, grandes redes hoteleiras, mas com uma cara de cidade pequena.

Essa é Cusco, antiga capital do império inca, um dos destinos peruanos com melhor infraestrutura turística do país. Boa parte dos turistas que visitam Cusco já se prepara, também, para conhecer Machu Picchu, através dos trens que partem da cidade. Mais de um milhão de turistas chegam por ano ao Vale de Cusco, na Cordilheira dos Andes, para conhecer a cidade vigente mais antiga da América.

Vocês podem conferir outros post sobre o Peru aqui no nosso blog!

Até a próxima, uma ótima semana a todos,
Beijos,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Agosto/2015 –2° quinzena – Ano XII – N° 278 – Triagem: 16.600. Reportagem de Pedro Menezes- Imagens retiradas: www.allianceabroad.com; http://viajeaqui.abril.com.br/paises/peru; http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/peru-lima; http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/peru-cusco 

Nenhum comentário: