terça-feira, 18 de agosto de 2015

SERRA CATARINENSE – UM DESTINO TURISTICO CONSOLIDADO PELO FRIO

Por Helena Ruano


Com a queda nos termômetros, sobe a expectativa e o movimento de turistas do todo o país rumo á Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Todos atraídos pela expectativa de curtir, na região mais fria do país, o espetáculo das geadas e da neve.

Segue um vídeo rápido do lugar para vocês ficarem ainda mais encantados: https://youtu.be/v0mXxA1bkPM


Além de paisagens deslumbrantes e cidades acolhedoras, a temporada de inverno, que promete se estender até o feriadão de 07 de setembro, reserva outras preciosidades.  Como o Festival Motoneve, realizado esse ano em Lages que atraiu mais de 20 mil motociclistas para a região. Lages também promoveu sua tradicional Festa do Pinhão.

São Joaquim, Bom Jesus da Serra, Urubici e Urepema, entre outros, num total de 17 pequenas cidades, reservam uma paisagem enfeitada por araucárias (arvore típica), cânions com altura superior a 700 metros, cachoeiras, formações rochosas e um roteiro que passa por 15 vinícolas, algumas delas abertas ao publico, como a Vila Francioni. Apenas o cartão-postal da Pedra Furada, no Morro do Campestre, um Urubici, recebeu no ano passado um publico estimado em 290 mil visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo.

Nos principais hotéis de campo, típicos do turismo rural, casos do Eco Resort Rio do Rastro, em Bom Jesus da Serra, e o Fazendo do Boqueirão, em Lages, há toda uma programação previamente estabelecida para os turistas, com cavalgadas, pescarias, trilhas, churrascos com o tradicional fogo de chão, festas típicas com gastronomia italiana ou campeira. Tudo com uma hospitalidade contagiante, capaz de cativar visitantes de todas as cidades.

A possibilidade de tomar um banho de mar pela manhã e curtir o friozinho da Serra na parte da tarde tem seduzido cada vez mais os turistas que escolhem a região para férias e feriados prolongados. O acesso para a Serra do Rio do Rastro, a partir do litoral catarinense, sugere um passado por Laguna, com seu tradicional centro histórico e que tem como cartão-postal a casa onde residiu Anita Garibaldi.

Antes de se subir a Serra o turista pode também desfrutar do Turismo Saúde em Termas do Gravatal, com suas aguas quentes. Na passagem por Tubarão não deixe de fazer um passeio ferroviário e visitar o Museu do Trem. Na medida em que se deixa para trás o litoral, muda também o cenário e logo se descortinam paisagens deslumbrantes com picos próximos de 02 mil metros de altura. A pista estreita, sem acostamento e serpenteada, exige atenção dos motoristas. E na medida em que se sobe a Serra, cai a temperatura rapidamente.

Vale a pena conhecer cada cidadezinha!!

Até a próxima,
Beijos Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Agosto/2015 –1° quinzena – Ano XII – N° 277 – Triagem: 16.600. Reportagem de Luiz Marcos Fernandes - Imagens e vídeos retirados: http://www.riodorastro.com.br/ www.termasdogravatal.com.br

Nenhum comentário: