segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ST. PETERSBURG & CLEARWATER

Por Helena Ruano


A região de St.Petersburg / Clearwater, na Flórida, tem muito o que comemorar quando o assunto é turismo. No último ano, por exemplo, o número de visitantes internacionais cresceu 6,5% comparado a 2013, enquanto o aumento em todo o estado foi de 2,6%. As praias, mais uma vez, entram na lista das 10 melhores do país segundo o TripAdvisor. E na hotelaria, a previsão é de mil novos quartos apenas em Clearwater Beach nos próximos 18 meses.


Na visão do executivo, os novos voos da Copa Airlines para o Aeroporto de Tampa Bay soa como uma mola motriz para impulsionar, cada vez mais, o turismo na região. “Sem ligações aéreas, um destino não é nada. As frequências operadas pela Copa são essenciais para que o turismo internacional decole de vez em nossa aérea”.

Quanto à hotelaria, os investidores do segmento hoteleiro estão aproveitando a oportunidade que surgiu com os recordes alcançados no turismo. Mais de mil quartos estão sendo planejados para a região de Clearwater Beach, com grandes projetos em andamento. Entre eles, o Opal Sands Resort, com 230 quartos (propriedade da irmã do luxuoso Sandpearl), e abertura prevista para o 1º semestre de 2016. E o Wyndham Grand Resort, que com 450 quartos em duas torres, será a maior propriedade de Clearwater Beach.



St.Petersburg é um lugar que reúne em curtas distancias locais para compras, praias e muitos museus. Reconhecido pela variedade cultural, o destino se destaca, cada vez mais, pela completa infraestrutura para sediar eventos de deferentes portes, o que o coloca em ascensão no setor MICE. Um grande exemplo de sua capacidade pode ser observado, anualmente, durante o GRAND PRIX FIRESTONE de Formula Indy. Este é o principal evento que a cidade recebe, movimentando a economia e atraindo mais de 120 mil visitantes ao destino. De acordo com Suzanne Scully, diretora de Eventos do Visit St. Petersburg/Clearwater, o impacto causado é maior que o registado em períodos festivos, incluindo Natal, por exemplo.


Quanto ao lazer, o ideal é se hospedar numa localização central, como o tradicional Ranaissance. A historia do hotel se mistura com a historia da cidade e nos revela diferentes momentos pelos quais o destino passou ao longo dos últimos anos.
Personalidades como Marilyn Moroe, Joe DiMaggio e o ex-presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge já se hospedaram no local.

Perto ao hotel se localizam vários ambientes onde a cultura predomina. Entre os museus, o mais visitado de toda a região é dedicado às obras do pintor espanhol Salvador Dali. Atualmente, o espaço também abriga obras de Da Vinci.


Dentro do Museu, escolha o tour com áudio. Para quem não entende muito de arte, e mesmo para quem entende, está é a melhor forma de conhecer a historia por trás de cada quadro ou escultura. Basta observar os números que aparecem ao lado dos quadros e digitar os mesmos no seu aparelho de áudio. Pronto, com diferentes opções de idiomas, o narrador vai contando quando e o porquê daquela pintura. Ao longo da exposição muitas historias acabam sendo reveladas. Compilado por A. Reynalds Morse e Eleanor Morse ao longo de um período de 45 anos, o Museu Dali é célebre pelas suas pinturas a óleo, incluindo obras enormes que ocupa paredes inteiras.

Ainda não muito distante o visitante encontra a galeria Cihuly, com obras feitas de vidro. São muitas cores e formas diferentes. É possível conhecer todo o espaço em meia-hora. Esculturas gigantescas, como lustres, impressionam de verdade. Se esse tipo de arte te conquistar, aproveite e vá ao Glass Studio & Hot Shop. Lá, os turistas podem assistir a uma apresentação onde uma peça é feita ao vivo. Em 20 minutos, um jarro de vidro ganha via na sua frente.


A praia de Clearwater é reconhecida mundialmente por estar sempre na lista das melhores do Estado da Florida e, em muitos rankings, aparece ainda como a melhor dos EUA. Entre os passeios imperdíveis, uma caminhada pela Dodecanese Blvd. Ali você vai encontrar uma enorme quantidade de esponjas, lojas dedicadas inteiras a elas. As esponjas são retiradas do mar por qualquer pessoa e podem ser encontradas nas redondezas, assim como os barcos que até hoje realizam esse trabalho.

Também no local você vai perceber fortes traços da cultura grega. Aproveite para degustar o delicioso cardápio do restaurante Mykonos.

Vale ainda visitar o lar do golfinho Winter (uma fêmea). O animal, que foi tema de um filme com atores consagrados de Hollywood como Morgan Freeman e Ashley Judd, atrai milhares de visitantes ao Aquário marinho de Clearwater. Winter foi encontrada na costa da Florida, em dezembro de 2005, capturada me uma armadilha de caranguejo, que resultou na perda de sua calda. Ela foi levada para o aquário, sendo equipada com um silicone e cauda de plástico, que lhe permitem nadar normalmente.


Fica mais uma dica do que fazer além de Orlando e Miami.

Uma ótima semana a todos,
Beijos, Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Abril/2015 –2° quinzena – Ano XII – N° 270 – Triagem: 16.400. Reportagem de Natália Strucchi - Imagens e vídeos retirados: http://www.visitstpeteclearwater.com/; www.br.viator.com; www.plumleegulfbeachrealty.com; http://www.marriott.com/hotels/local-things-to-do/tpasr-the-vinoy-renaissance-st-petersburg-resort-and-golf-club/; http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g34141-Clearwater_Florida-Vacations.html#photos

Nenhum comentário: