segunda-feira, 21 de setembro de 2015

OS MELHORES MUSEUS DO BRASIL

Por Helena Ruano

O post de hoje é relacionado à nossa cultura, história...
Alguns museus mais visitados pelo nosso Brasil!!

Encontrei uma reportagem que destacou alguns deles, segue o link e abaixo a reportagem: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/os-melhores-museus-do-brasil

O Brasil é um misto de histórias, identidades e culturas. Em cada canto do país, é possível encontrar a influência de nossos antepassados e colonizadores em elementos da gastronomia e, claro, da arte.
A arte, aliás, se faz mais presente em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Desde obras dos grandes artistas que marcaram a emblemática Semana de Arte Moderna de 1922 até os simples artesãos que comercializam seus feitos nas ruas. Engana-se quem pensa que a Europa é o epicentro de arte no mundo: as Américas não fazem feio e também possuem pequenos e grandes nomes que fazem barulho nesse meio.

Voltando às nossas terras tupiniquins, há diversas casas com acervos que vão desde a Arte Sacra até mostras de personalidades como Stanley Kubrick e David Bowie. Já sabe de quais museus estamos falando? É só explorar a galeria acima e mergulhar nesse mundo vasto da cultura. Você com certeza vai se surpreender  e ter uma bela desculpa pra explorar a vida artística da sua cidade!

Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o museu é cercado por um belo jardim botânico que valoriza sua área. Por aqui, há mais de vinte galerias com obras de artistas de diferentes nacionalidades. As mostras, que mudam de acordo com a curadoria do museu, estimulam a participação do visitante.


As instalações são extremamente interativas, com cerca de 700 experimentos de tecnologia de primeira para entreter os visitantes. Por lá, conceitos de exatas (física, química e matemática) são transformados em atividades divertidas.


A belíssima casa já serviu como palácio de verão do imperador D. Pedro II. O acervo fixo reúne móveis, joias e documentos do Segundo Reinado. Em seu entorno, o belo jardim valoriza a construção.

4. MASP, São Paulo, SP

O prédio do Museu de Arte de São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi, é considerado um dos grandes cartões-postais da cidade. Seu acervo expõe obras de grandes nomes da arte, tais como Rembrandt, Van Gogh, Monet, Renoir e Picasso.


A localização não poderia ser mais estratégica: o museu está instalado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. A experiência é válida tanto para os amantes do esporte como pra quem só quer conhecer as instalações interativas, com tecnologia de primeira.



Tecnologia e interatividade são combinadas com louvor à aprendizagem proposta pelo museu, acoplado à Estação da Luz e vizinho da Pinacoteca. Suas instalações explicam as origens de diversas palavras da língua e permitem que o visitante participe de algumas atividades, como combinar sílabas para formar palavras inteiras.


O prédio, idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, casa bem com o conjunto arquitetônico que forma o complexo da Estação da Luz. Em seu acervo fixo, constam obras de artistas modernistas, como Anita Malfatti, quadros de pintura de gênero (vide Saudade, de Almeida Junior) e exposições temporárias que já abrigaram nomes como Ron Mueck e suas esculturas realistas.


Não se deixe enganar pelos elementos arquitetônicos que formam o antigo Palácio das Indústrias: a grande proposta do museu é lançar recursos audiovisuais e interativos para explicar conceitos de biologia, física e astronomia. Para aprender de uma forma divertida, longe das tradicionais salas de aula.


Duas construções opostas marcam o conjunto do museu. De um lado, o artigo palacete de D. João VI. Do outro, uma bela construção modernista. Seu acervo mistura obras de arte contemporânea com mostras a respeito da cidade.



É um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre a cultura fascinante do Estado. A concepção artística é a mesma do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Ou seja: prepare-se para instalações superdivertidas e interativas. Entre elas: um carrossel que mostra cenas da capital e um simulador de uma feira, onde é possível negociar com um comerciante.


Localizado na bela estação de trem, datada de 1922, o museu tem por objetivo fazer um tributo aos trabalhadores brasileiros. Em seu acervo, há objetos de ofícios como transporte, cerâmica, tecido e mineração.




O museu relata aspectos da cultura sertaneja de forma interativa, com vídeos e ótimas instalações. Um dos grandes destaques é o espaço dedicado ao músico Luiz Gonzaga, com a história e discografia de sua vida.


O museu dedicado ao pintor gaúcho contém mais de 05 mil peças em exposições que mudam a cada seis meses. O prédio, projetado pelo português Álvaro Siza, também abriga mostras temporárias de arte contemporânea, oficinas gratuitas e um charmoso café.


O imponente castelo guarda mais de três mil armas e armaduras medievais em perfeito estado de conservação. Na Pinacoteca, há documentos do Brasil Império, mapas antigos e obras de artistas como Frans Post, Debret, Taunay e Rugendas. Vale a pena visitar a Oficina Brennand nos arredores, cujo jardim expõe as esculturas do aclamado ceramista pernambucano, Francisco Brennand.


Popularmente conhecido como "Museu do Olho", o prédio é dedicado a mostras de artes visuais, arquitetura e design. Seu acervo fixo tem obras de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Andy Warhol e Di Cavalcanti.



A atração é um grande complemento para entender um dos episódios mais controversos da história do Brasil: a Inconfidência Mineira. A antiga Casa de Câmara e Cadeia abriga 16 salas temáticas, que abrigam os restos mortais dos inconfidentes e as supostas travas da forca de Tiradentes. Pra aliviar o clima mórbido, há obras de Aleijadinho complementando o acervo.


Antiga casa da colecionadora Eva Klabin, o museu abriga diversas salas com relíquias adquiridas por ela no decorrer de sua vida. A Sala Renascença, por exemplo, guarda pinturas de Botticelli. Também há objetos de arte oriental e pré-colombiana.



É considerado um dos mais importantes museus do gênero no Brasil. Em seu acervo, há obras de arte moderna, contemporânea e do século 19. O prédio de arquitetura eclética também chama a atenção dos visitantes.



Mostras temporárias, apresentações de dança, cursos, oficinas e exibições de filmes estão entre os grandes atrativos do museu, que cresceu em popularidade graças às exposições renomadas que recebeu nos últimos tempos. Entre elas: a do cineasta Stanley Kubrick, a do músico David Bowie e a do programa de TV infantil Castelo Rá-Tim-Bum.


A antiga residência do ex-prefeito Fábio da Silva Prado reúne em seu acervo móvel e objetos que marcaram a identidade das casas brasileiras desde o século 17. Entre eles: a réplica do oratório de D. Maria I, móveis antigos bem conservados e objetos que pertenceram aos antigos proprietários da casa (o próprio Fábio e sua esposa Renata Crespi).


Ideal tanto para os amantes de carro quanto para quem deseja passar um tempo em uma das atrações mais bacanas da cidade. Por aqui, há modelos raros da década de 1950, como Cadillacs. O passeio é embalado por clássicos de Elvis Presley.



O prédio da antiga Delegacia Fiscal abriga obras de artistas como Cândido Portinari e Di Cavalcanti em seu acervo. As peças são trocadas durante o ano de acordo com a curadoria do museu. Além das salas de exposições, há uma lojinha, um café e um bistrô.


O prédio, projetado por Oscar Niemeyer, é um destaque por si só. O museu reúne um acervo pequeno, mas significativo, com obras de artistas como Jorge Guinle, Lygia Clark, Amílcar de Castro e Iberê Camargo.



Residência de inverno do governador do Estado, a construção remete a um palácio medieval. Seu interior, no entanto, contempla obras modernistas de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari e Brecheret. O mobiliário é barroco e a decoração é repleta de imagens sacras. Quando não há hóspedes, a visita guiada segue até a ala residencial.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,
Beijos Afinal.

Nenhum comentário: