segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MARROCOS - ATRATIVOS DE NORTE A SUL DO PAÍS

Por Helena Ruano


Há destinos que sempre despertam a curiosidade, seja pelo seu lado exótico ou mesmo pela cultura diferenciada. Apesar de estar localizado na África, o Marrocos traz em sua história toda uma cultura árabe que se estende dos costumes á arquitetura.

Foto: Thinkstock
O ponto de partida para quem chega ao Marrocos é Casablanca. A cidade preserva ainda bairros onde a cultura árabe está presente, mas são junto à orla que se percebe mudanças dos ares ocidentais na arquitetura moderna das construções. 

Mas a cultura marroquina se estende da mesa, com sua rica gastronomia, com pratos como o couscous marroquino, aos costumes de sua gente, presente nas roupas e hábitos cotidianos, como a proibição de tomar bebidas alcoólicas em publico.

Com 03 mil quilômetros de costa Atlantica e 500 de costa Mediterrânea, há que se curtirem as mordomias do ocidente nos hotéis das grandes cadeias internacionais presentes em Marrocos, bem como conhecer de perto alguns dos seus costumes. Não há quem não tenha ouvido falar no óleo de Argan, pelos benefícios cosméticos e nutricionais, nem como não se admirar com a quantidade de mesquitas. 
Quase que em casa esquina se esbarra com uma. Aliás, pelo menos cinco vezes ao dia boa parte da população interrompe suas atividades para orar.

Foto: Thinkstock
Nas ruas, há que se perder pelos souks (mercados), uma mistura excêntrica de aromas e sensações. Neles, temperos, ervas, tâmaras, castanhas, bugigangas made in China, tapeçarias, roupas típicas, almofadas, e muita gente. Há desde mulheres cobertas dos pés à cabeça ou somente com um lenço para cobrir os cabelos, até comerciantes que não se cansam de assediar turistas em qualquer idioma. E eles não se cansam de pechinchar, começam com um preço e no final vendem a mercadoria pela metade. 

Entre no jogo e aproveite para testar as suas habilidades de negociação.
Ainda em Marraquexe, aprecie as paisagens com milhares de palmeiras, que proliferam por toda a parte. Já para os adeptos do golfe basta lembrar que apenas na cidade existem pelo menos dez campos. Cidades como Casablanca, Fez, Rabat e Marraquexe fazem parte do chamado circuito turístico e têm acesso por rodovias asfaltadas em bom estado de conservação. 

Entre as novidades que prometem trazer mais turistas ao país está a nova rota de trem interligado Tanger a Casablanca, que conta com uma população próxima de 04 milhões de habitantes.


Não deixe de ver:

Em Casablanca – O palácio real e a Medina, a segunda maior mesquita do mundo, a Hassan II, com capacidade para 100 mil pessoas. Fica junto à orla e tem como destaque um minarete de 210 metros, com lindíssimos arabescos e mosaicos. O Rick´s Café Casablanca, local citado no clássico cinematográfico Casablanca da década de 40 com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Em Marraquexe – Visite os souks, ou mercados, com 15 quilômetros de extensão e 22 entradas, com ruas estreitas e tendas e diversos tipos de produtos. Vá à Praça Central, onde se podem apreciar os encantadores de serpentes. Não deixe de fazer uma visita ao Jardim Majorelle, comparado a um jardim botânico e antiga residência do pintor Jacques Majorelle.



Foto: Thinkstock
Em Rabat A cidade, classificada Património da Humanidade, compreende “a cidade nova”, construída num estilo arquitetônico “art déco”, e também algumas zonas mais antigas do casco urbano que remontam, em alguns casos, ao século 12. A “cidade nova” representa um dos maiores e mais ambiciosos projetos urbanos em África no século 10 e, provavelmente, um dos mais completos. Inclui o Palácio Real, conjuntos arquitetônicos administrativos, comerciais e residenciais, assim como o Jardim 
d´Essais. 
Outro local que impressiona pela suntuosidade e a beleza da arquitetura árabe é o Mausoléu de Mohammad V.

Foto: Thinkstock
Entre Rabat e FezCruze a região das montanhas. Com picos de até 02 mil metros de altitude e aprecie os campos agrícolas com diversos tipos de plantações. Com tempo, aproveite e faça uma parada no resort Michlifen Ifrance para o almoço. O complexo impressiona e a suíte presidencial tem diárias de US$ 10 mil.




Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Setembro/2015 –1° quinzena – Ano XII – N° 279 – Triagem: 16.600. Reportagem de Luiz Marcos Fernandes. Imagens e vídeos retiradas: http://viajeaqui.abril.com.br/paises/marrocos; http://www.coisasdediva.com.br/2011/09/tudo-moroccanoil/; www.amazingtrips.tur.br

Nenhum comentário: