sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Museu do Caju no Ceará: Viva essa Nova Experiência!



Por: Blog Dicas de Viagens Baratas

Você está a fim de fazer um passeio cultural, barato e diferente?
Então você precisa conhecer o Museu do Caju no Ceará!
Localizado na divisa entre Fortaleza e Caucaia, o Museu recebe visitas diariamente de grupos, escolas e pessoas interessadas em conhecer esse projeto pioneiro na temática do caju.
Ao terminar de ler o artigo você saberá um pouco sobre a história desse espaço cultural, como chegar e o que fazer neste maravilhoso Museu.
O museu do caju foi idealizado pelo educador Gerson Linhares em 2007, com intensão de promover não somente a cultura do caju como também desenvolver um trabalho social com a comunidade local, pois muitos dos artesanatos e alimentos vendidos no museu são produzidos pelo grupo de idosos e deficientes físicos apoiados pela ONG.
Este projeto desenvolvido por Gerson é pioneiro no Brasil e homenageia dois cearenses empenhados no desenvolvimento da cultura do caju, são eles: Rita Miranda Linhares (1930-2014) natural de Ipu – educadora e benfeitora do espaço cultural e ao Rei do Caju Jaime Tomaz de Aquino (1924-2015), natural de Jaguaribe – idealizador da empresa Cione.
COMO CHEGAR
Carro: o Museu do Caju está localizado na Rua San Diego, 332, no Parque Guadalajara em Caucaia (região metropolitama), divisa com Fortaleza. Veja no mapa, ele vai te ajudar!
Ônibus: Araturi ou Jurema da empresa Vitória
Trem: pegar o trem no centro da cidade e descer na Estação do Conjunto Ceará (4ª Etapa), o Museu do Caju fica a 100m.
O QUE FAZER
Você deve estar se perguntando: o que tem no Museu do Caju?
Vamos lá, vou te contar!
Visita ao Museu: é um local simples, porém muito bem organizado por galerias pelas senhoras do Projeto. Na galeria de antiguidades do caju tem o moedor artesanal, primeiro mascote do caju, discos de vinil, livros de receitas, livros sobre a cajucultura entre outros. Além dessa galeria existe o museu de máquinas fotográficas, radiolas (é o novo!kkkk) e radinhos de pilhas. Também tem um espaço reservado para o Projeto “Caminhos de Iracema”, personagem que José de Alencar criou para homenagear o Ceará.
Lojinha: os artesanatos e produtos do caju vendidos no Museu são provenientes do trabalho comunitário a fim de fortalecer a economia local e divulgar os produtos com a temática do caju. O artesanato é uma coisa mais linda do que a outra: porta-chaves, ímãs de geladeira, puxa-sacos, bolsas térmicas, blusas, porta-níqueis… muita coisa, tudo em forma de caju!
Os alimentos de origem do caju como a cajuína, doces, mel, rapadura, cachaça, são fornecidos por 20 municípios do Ceará.
É possível experimentar hambúrguer, estrogonofe, bolos e outras delícias do caju, estes alimentos são preparados pelas senhoras apoiadas pelo projeto. Estes alimentos são preparados quando há reservas de grupos fechados, mas nada impede de você experimentar essas guloseimas se no dia da sua visita esses alimentos estiverem disponíveis.
Fuscaju: charmoso fusca todo revestido com adesivos do caju. É impressionante o capricho dos detalhes: a castanha de caju na frente do carro feita de espoja, aros com imagens do caju, adesivos por todo o carro. No interior do veículo mais surpresas: ímãs de caju no painel, pinturas de caju nos assentos, tudo muito lindo. O fuscaju vai te render muitas fotos legais! =)
Comidas típicas: aos domingos são feitos pratos típicos da cultura nordestina como a carne de sol, panelada, galinha caipira, carneiro e outros. A comida é muito boa e barata. Após o almoço você pode se deitar nas redes armadas nas árvores.
Você pode obter mais informações pelos telefones (85) 32372687 e (85) 987785354, e pelo página do Museu do Caju no Facebook.

Nenhum comentário: