segunda-feira, 9 de novembro de 2015

JOÃO PESSOA – VERÃO O ANO TODO

Por Helena Ruano


A capital paraibana desponta como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil e vem apresentando grande crescimento no fluxo de visitantes nos últimos anos. Com 221 mil quilômetros quadrados, João Pessoa encanta os turistas por ter mais de 24 quilômetros de orla e um verão que dura quase o ano todo.
Alias, caminhar no calçadão da praia é uma das praticas preferidas dos turistas. O litoral impressiona bastante por estar dentro da metrópole. Entre as principais atrações da cidade estão às praias de cor esverdeada como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Nesta ultima praia, por exemplo, é possível ver um berçário de tartarugas, que escolheram a região para enterrar seus ovos.

Foto de Kleide Teixeira
Localizada próxima a Tambaú, Picãozinho forma diversas piscinas naturais quando sua maré baixa, apresentando aos visitantes as formações de corais ali existentes. 
Os tours por estes locais costumam ser feitos por barcos com opções para se divertir, mergulhar e também conhecer mais da culinária local. Já a Praia de Tambaba é conhecida como um dos santuários do naturismo nacional. Situada no município do Conde, 30 minutos da capital, Tambaba é um paraíso ecológico de grande beleza, com seus labirintos multicoloridos. 

No fim do dia, a tradição mais famosa de João Pessoa é ir até a praia fluvial do Jacaré para admirar o Bolero de Ravel, a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.  
Outro ponto turístico bastante conhecido é considerado cartão-postal da cidade, o Farol do Cabo Branco. Localizado sobre uma falésia na praia de mesmo nome, a construção fica a cerca de 800 metros ao note da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. 

Para os que gostam de história, o Centro Histórico paraibano faz uma verdadeira visita ao passado, onde o turista encontra construções com estilos que vão do barroco ao art-noveaux. 

O Casario da Praça Antenor Navarro, com sua construção no estilo art-nouveau, vale uma visita, assim como o Centro Cultural São Francisco, um dos mais importantes complexos barrocos do país. Os dois passeios foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por ser de tamanha importância para região.  

A Ilha da Restinga fica localizada no município de Cabedelo, a 15 minutos de barco da Praia do Jacaré, na Foz do Rio Paraíba, fica na Ilha da Restinga. Com paisagem exuberante entre o rio e o mar, o local é ideal para quem busca atividades em contato com a natureza. A ilha possui diversos ecossistemas e tem acesso restrito por se tratar de um local de preservação.
O ambiente é rustico, alimentado por energia solar

. Para hospedagem, há uma casa que pode ser alugada por pequenos grupos, mais o ideal é o turista passar o dia na ilha. Entre as atividades estão às trilhas acompanhadas por um biólogo. Depois, um almoço preparado em fogão à lenha e em panelas de barro servidos no Terraço Dona Chiquinha.

Além das belezas naturais, a ilha é carregada de historia. Nela se abrigou o primeiro povoado da Paraíba e devido a sua localização estratégica, foi construído um forte, destruído durante a invasão francesa no nordeste no século XVI. A ilha é aberta ao publico somente aos finais de semana. Para grupos é preciso agendar.


Uma delicia de lugar!
Vale a pena conferir.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,
Beijos,
Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Novembro/2015 – 1° quinzena – Ano XII – N° 283 – Triagem: 16.600 exemplares. Reportagem de Lisia Minelli. Imagens retiradas: www.viajecomigo.tur.br; www.pmapb.blogspot.com; www.matraqueando.com.br; www.mapio.cz

Nenhum comentário: