segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PARQUES IMPERDÍVEIS NA CALIFÓRNIA

Por Helena Ruano

A Califórnia possui 280 parques estaduais e locais históricos, vamos mostrar alguns que achamos mais bacana.


PARQUE HISTÓRICO ESTADUAL BODIE

Ao leste de Yosemite, ventos secos do deserto sopram pelos resquícios intocados esta cidade de mineração do ouro.
No oeste dos Estados Unidos existem cerca de 6 mil cidades fantasmas, todas construídas rapidamente durante a “corrida do ouro” ou de metais preciosos, como a prata e depois abandonadas, também rapidamente, quando o precioso metal terminou. 

Bodie é uma dessas e representa uma exceção, porque cerca 5% das estruturas, mesmo tendo sido construídas de madeira, sobreviveram aos incêndios, as mudanças de clima e ao vandalismo. A sua história começa em 1859, quando o garimpeiro W.S. Bodey descobre ao sul da Califórnia algumas pepitas de ouro. Bodey acabou vítima de uma tempestade de neve e deixa seu nome ao vilarejo. Inicia assim uma lenda do Faroeste.

PARQUE HISTÓRICO ESTADUAL COLUMBIA

Perto de Sonora, este parque favorito das crianças permite que você tenha uma noção real da Corrida do Ouro, incluindo o garimpo de ouro.
Com um charme retrô e uma mina cheia de artefatos históricos, este parque apresenta a Corrida do Ouro em matizes vivas e dinâmicas.  Instrutores vestidos a caráter fazem mais do que conduzir passeios nesta bem preservada cidade, foi o principal  e a segunda maior cidade do estado no auge da Corrida do Ouro. Agora, eles vivem e trabalham aqui em uma variedade de lojas e comércios apropriados ao período do local. Passeie em uma autêntica diligência, peça uma gelada sarsaparilla feita localmente em um saloon no estilo do Velho Oeste, ou sinta o calor da forja do ferreiro. Também há uma agência expressa da Wells Fargo, e outras relíquias dos primeiros dias de mineração na Califórnia. A cidade parece ainda mais autêntica: os carros não são permitidos aqui; no entanto, você ouvirá os cascos dos cavalos.
Nos fins de semana, passeios históricos gratuitos no parque partem do museu às 11h (nos dias da semana também). Os dias da Corrida do Ouro são realizados no 2º sábado, durante a tarde; instrutores a caráter conduzem aulas de artesanato úteis e passeios especiais, e as crianças podem tentar a sorte garimpando ouro.
Dica: No verão, o clima pode ser quente e os fins de semana, lotados. Procure chegar cedo durante a semana.
RESERVA NATURAL ESTADUAL POINT LOBOS

Ao sul da pitoresca Carmel-by-the-Sea (muitas vezes chamada apenas de Carmel), siga a rota para chegar a uma enseada tranquila.

A reserva possui ao longo do ano muitos passeios para milhões de pessoas. É excelente para passeios turísticos, fotográfica, pintura, estudo da natureza, fazer piquenique, mergulho, entre outros. Além da beleza espetacular.
Há comunidades raras de plantas ameaçadas de extinção, sítios arqueológicos, formações geológicas únicas, e flora e fauna da terra e no mar incrivelmente rico. 

PARQUE ESTADUAL DO DESERTO DE ANZA-BORREGO

Ao nordeste de San Diego, esta reserva é o maior parque estadual da Califórnia e protege o cenário impressionante do deserto.
O nome composto do parque combina o nome do famoso explorador espanhol Juan Bautista de Anza, que cruzou este deserto em 1774, e a palavra em espanhol para carneiro ("borrego"), referindo-se ao carneiro selvagem nativo da região. Este deserto, o maior parque estadual da Califórnia, protege mais de 240 mil hectares de terras áridas, oásis de palmeiras, cânions estreitos e colinas cobertas de cactos. O parque é uma aula prática de geologia, ainda sofrendo alterações causadas pela erosão e enchentes-relâmpago. Um lugar selvagem e remoto, com acesso apenas via rodovias primitivas ou a pé.  (Considere alugar um veículo alto com tração nas quatro rodas para ter melhor acesso). Mas a recompensa é um silêncio impressionante e uma beleza inesquecível o Palm Canyon.

Comece a sua viagem ao norte de Borrego Springs, no centro de visitantes do parque, construído no subterrâneo para ter maior eficiência no resfriamento. Saiba mais sobre este parque fascinante e receba dicas dos locais a visitar. Os carneiros-selvagens frequentemente são vistos perto das trilhas para Palm Canyon.

Não deixe de visitar também, o Parque Nacional Yosemite, um patrimônio mundial, para ver exorbitantes domos de granito e quedas d´água de mais de 600 metros em um vale esculpido pelo gelo. Ao sul ficam os Parques Nacionais da Sequoia e Kings Canyon, conhecidos pelas suas sequoias gigantes, as maiores árvores do mundo. Experimente um vulcão ao vivo (de forma segura) no Parque Nacional Lassen Volcanic, com piscinas em ebulição e poças de lama borbulhante.

Dos picos de Yosemite às incríveis vistas do Vale da Morte, aqui estão alguns dos 26 parques e monumentos da Califórnia. O melhor de qualquer estado.
O maior parque nacional no Lower 48, Parque Nacional do Vale da Morte de 3,4 milhões de acres é surpreendentemente fácil de explorar, mesmo que seja oficialmente o lugar mais quente do planeta. Peto de Palm Springs, o Parque Nacional Joshua Tree apresenta uma paisagem bizarra da árvore com o mesmo nome, na verdade, uma espécie de yucca.

Faça um passeio de barco para visitar ao selvagem e lindo Parque Nacional Channel Islands (os passeios agendados regularmente partem de Ventura o ano todo). Ao leste do Monterey, observe os condores em risco de extinção da Califórnia no Parque Nacional Pinnacles.

Há cerca de uma hora ao norte de São Francisco, o Point Reyes National Seashore tem praias selvagens, alce de tule e elefantes-marinhos. Perto da fronteira do Oregon, o Parque Nacional Redwood protege as altas sequoias costeiras, as árvores mais altas do mundo.

Uma ótima semana a todos,
Até a próxima,
Beijos Afinal Turismo.

Inspiração, informações: *** FOLHA DO TURISMO – M&E – MERCADO & EVENTOS – Março/2015 –2° quinzena – Ano XII – N° 268 – Triagem: 16.400 exemplares. E também do site: www.visitcalifornia.com. Imagens retiradas: www.pdphoto.org/PictureDetail.php?mat=pdef&pg=8261; www.visitcalifornia.com; www.expedia.com.br; www.visitcalifornia.com; www.ultradownloads.com.br; www.americandrivingvacations.com; www.tripadvisor.es; www.en.wikipedia.org

Nenhum comentário: