quarta-feira, 2 de março de 2016

TAJ MAHAL UM MONUMENTO, UMA CIDADE, UM GRANDE AMOR....

Por Bia Parra




Desde que vi um documentário a respeito da construção do Taj Mahal fiquei absolutamente obcecada por sua história, não somente pela motivação da sua construção, mas a dramaticidade de sua finalização e lógico a beleza do resultado.

Não tem como não se emocionar e se impressionar com tamanha grandeza que reflete o enorme sentimento entre um rei por uma rainha

A história começa com um príncipe chamado Kurram, filho do imperador Jahangir e sua esposa Hindu Rajput, Taj Bibi Bilqis Makani, se encantou pela princesa persa muçulmana Arjumand Bano Begum com 15 anos na época.

Ainda que o príncipe já tivesse se casado uma vez, o encantamento desde o primeiro momento foi definitivo para a manutenção do interesse crescente e mútuo mantido em uma espera de 5 anos em permaneceram afastados até a cerimônia de casamento em 1612, ocasião em que Arjumand foi rebatizada Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio" pelo imperador.

O Príncipe foi coroado o quinto imperador mongol na Índia em 1628 com o nome Shah Jahan, "O Rei do mundo", após a morte de seu pai. Considerado um dos maiores Mughals da família Timur, Shah Jahan, tal como o seu avô Akbar, estava ansioso para expandir seu vasto império e sua competência fez com que o período de seu reinado fosse considerado a era de ouro da arquitetura de Mughal.

Como em toda história de amor, o tom dramático tem início quando Mumtaz morre ao dar à luz ao 14º filho de Shah Jahan. Ela morreu aos 39 anos (1631) deixando o Imperador, e toda sua corte, inconsoláveis. Contam as histórias que durante 2 anos não houve música, festas ou celebrações de espécie alguma em todo o reino.
Para perpetuar a lembrança de sua eterna rainha e amor, Shah Jahan ordenou que fosse construído um monumento único para que o mundo jamais pudesse esquecê-la e assim foi construído o Taj Mahal, um palácio sobre o túmulo da sua amada como uma homenagem póstuma feito em mármore branco, rodeado de grandes jardins e com belas decorações.

Taj Mahal é uma variação curta de Mumtaz Mahal.. o nome da mulher cuja memória preserva. O nome "Taj" é de origem Persa, que significa Coroa. "Mahal" é arábico e significa lugar

O desenho e o projeto são do próprio Shah Jahan e nunca sofreram uma alteração sequer do original. 
A obra feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens trabalhando na qualidade da construção e a riqueza dos detalhes.

No prédio de mármore branco há encrustadas 28 tipos diferentes de pedras semipreciosas em paredes que rodeiam a câmara mortuária. A sonoridade do interior impressiona, emociona, silencia.

A cúpula sobre o edifício é esplendorosamente “costurada” com fios de ouro, é a coroa do Taj Mahal. As cúpulas menores e as quatro torres inclinadas foram engenhosamente planejadas para que em caso de desabamento, nunca caiam sobre o edifício principal.

Para prestar atenção:
Os arabescos são desenhos muçulmanos de pedras semipreciosas incrustadas no mármore branco, segundo uma técnica Italiana utilizada pelos artesãos hindus.

Os muros do mausoléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.
Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. O do Taj Mahal contém flores, fontes e ciprestes (árvores que representam a morte).

Historiadores relatam que o imperador Shah Jahan queria ainda construir o seu próprio mausoléu do outro lado do rio em mármore preto e que é provável que fosse posteriormente unido com o Taj Mahal através de uma ponte de ouro.

Porém, quando Shah Jahan ficou doente em 1658, Dara Shikoh (filho mais velho de Mumtaz Mahal) assumiu o papel de regente no lugar de seu pai, que rapidamente provocou a animosidade de seus irmãos. Ao saber de sua assunção da regência, seus irmãos mais novos, Shuja, vice-rei de Bengala, e Murad Baksh, vice-rei de Gujarat, declararam sua independência, e marcharam sobre Agra para reivindicar suas riquezas. Aurangzeb, o terceiro filho, e mais capaz dos irmãos, reuniu um exército bem treinado e tornou-se seu comandante-chefe. Ele enfrentou o exército de Dara perto de Agra e derrotou-o durante a batalha de Samugarh. Embora Shah Jahan totalmente recuperado de sua doença, Aurangzeb o declarou incompetente para governar e colocá-lo sob prisão domiciliar em Agra Fort onde, através das janelas de seus alojamentos, contemplou a sua grande obra até à morte em 1666.

O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal e hoje é um dos monumentos mais visitados e reverenciados do mundo!!!
De fato um amor perpetuado pela beleza e intensidade!!






Mais informações: biaparra@afinaltur.com.br
Um beijo e até mais

Obs: quero esclarecer que não sou historiadora, apenas curiosa e amante de historias lindas. Peço desculpas para qualquer fato que não for absolutamente verídico, eu apenas conto historias que me foram contadas.





Nenhum comentário: